Projeto de curso de eletricista do Senai MT é finalista na Febrace 2020; saiba como votar - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Projeto de curso de eletricista do Senai MT é finalista na Febrace 2020; saiba como votar

24/03/2020 - 17h29

Um projeto para automatizar o processo de alimentação de peixes na piscicultura, desenvolvido por estudantes e instrutores do curso de Eletricista de Distribuição de Energia Elétrica do Senai Distrito Industrial, é finalista da 18ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace - 2020). Ao todo, participam da competição 346 finalistas, dos 4253 projetos inscritos de todo o país.

Devido ao cancelamento da edição presencial do evento, o público pode conhecer virtualmente a iniciativa, batizada de Automação na Agroindústria Piscicultura, e e votar para o Prêmio Votação Popular, até o dia 04 de abril. O projeto é o único representante de Mato Grosso na categoria Engenharia - Vote aqui!

Criado pelo estudante Gersione Batista de Melo Filho, 19 anos, durante o Grand Prix Senai de Inovação, em 2019, o projeto visa a otimização dos processos para evitar esforços físicos e repetitivos dos colaboradores, melhorando assim as etapas de alimentação e manutenção no setor da agroindústria e, de forma automatizada, evitar perdas de ração.

“Atualmente, a alimentação dos peixes é completamente manual, causando danos para a saúde dos trabalhadores e também desperdício dos grãos ou falta de controle sobre as quantidades de alimentos em cada tanque”, explicou o jovem.

Para o desenvolvimento do protótipo, Gersione contou com o apoio do professor Thiago Keppe e dos estudantes Benjamim Chaia Neto, Joeliton Soares da Cruz, Laura Loanny Passos Pereira e Alexandre do Nascimento Santos. Na ocasião, o projeto conquistou a maior pontuação e levou o prêmio máximo da 16ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCTI). Com o resultado, Gersione, que foi escolhido como representante do grupo, recebeu um notebook, um curso de inglês de 18 meses e um intercâmbio nos Estados Unidos com tudo pago.

O instrutor Thiago Keppe destaca que para a concepção a equipe automatizou o processo da alimentação utilizando arduíno e sensores, além de motores para abrir a porta dos silos.

“Foi um longo período de planejamento e construção, os alunos madrugavam no Senai para fazer o protótipo, estudaram em casa, se dedicaram e alcançaram um grande resultado. E agora, temos a chance de mostrar para todo o Brasil o trabalho realizado aqui. Pedimos a todos que entrem no site e votem no projeto”, aponta.

De acordo com ele, a Febrace é um importante evento e os projetos apresentados demonstram não apenas a criatividade, mas a preocupação de nossos alunos com a solução de problemas de grande relevância para a sociedade. “São trabalhos que desenvolvem a inventividade e o empreendedorismo nesses alunos, que são o futuro do país”.

Gersione, que também pede o apoio dos mato-grossenses na votação, afirma que a expectativa é grande. “Muito gratificante ter o nosso trabalho reconhecido. Além disso, será muito importante para alavancar minha carreira profissional e também para orgulhar minha mãe, que sempre batalhou muito pra eu chegar aonde cheguei”.

O evento

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, que todo ano realiza na Universidade de São Paulo (USP) uma grande mostra de projetos.

Realizado desde 2003, o evento busca estimular novas vocações em ciências e engenharia através do desenvolvimento de projetos criativos e inovadores; e aproxima as escolas públicas e privadas das universidades, criando oportunidades de interação espontânea entre os estudantes e professores das escolas com a comunidade.

Neste ano, atendendo às medidas de prevenção contra disseminação do coronavírus (Covid-19), o evento presencial, agendado para o período de 16 a 20 de março de 2020 em São Paulo, foi cancelado.

Todas as atividades da 18ª Febrace, palestras, bancas de avaliação, visitação e premiação, acontecerão de outra forma, à distância via Internet, no período entre o dia 23 de março e 04 de abril de 2020.

Confira aqui a programação detalhada.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555