Robótica em destaque: governador homenageia alunos do Senai MT e Seduc - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Robótica em destaque: governador homenageia alunos do Senai MT e Seduc

05/03/2024 - 12h08
governador recebe alunos robótica
Governador Mauro Mendes pilota o robô Canarinho

Estudantes das equipes de robótica do Senai MT, em parceria com a Seduc-MT, Canintech de Sinop, e Agrobot de Rondonópolis, foram recebidas pelo governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, nesta terça-feira (05.03) no Palácio Paiaguás. Os times foram destaque na etapa nacional, no Torneio Sesi de Robótica realizado na última semana em Brasília.

A equipe sinopense, a Canintech, garantiu uma das seis vagas para representar o Brasil na modalidade First Robotic Competition (FRC), no torneio mundial que acontece em abril na cidade de Houston, nos Estados Unidos. Os dois times recebidos pelo governador foram finalistas e alcançaram o 2º lugar na disputa final pela liderança nacional.

Mauro reforçou que fica muito emocionado com as oportunidades que a parceria entre o Governo de Mato Grosso e o Senai, por meio do Novo Ensino Médio, ofertam para estudantes de escolas públicas estaduais. Além disso, o governador ressaltou que a formação técnica é uma excelente qualificação porque o mercado de trabalho busca esses profissionais.

governador recebe equipes robótica
O aluno Guilherme Cajaíba entrega o adereço da arara,
​​​​​​que é o símbolo da equipe sinopense, ao governador

“Essas oportunidades vão permitir que alguns de vocês possam voar longe, chegar a Houston e a outros lugares que talvez vocês nem sonharam. Estou muito feliz aqui com essa colocação, com o desempenho de vocês, ainda mais porque todo esse trabalho feito em harmonia com o Senai, com o Sesi. Eu conheço a competência das instituições, e essa parceria, obviamente, na formação técnica profissional do ensino médio, proporcionou esse resultado tão espetacular. A oportunidade de qualificação pelos cursos técnicos auxilia vocês estudantes no mercado de trabalho”, celebra governador.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, agradeceu o governador pela prioridade dos projetos de educação que possibilitam a mudança de vida de muitos jovens. “Estamos aqui hoje, governador, muito felizes, orgulhosos dos nossos estudantes do estado de Mato Grosso. Esse feito iniciou numa parceria da Seduc com o Senai, através do ensino técnico profissional, que é o nosso ensino médio. O ensino permite os alunos desenvolverem habilidades nas áreas de ciência, engenharia, na área de mecatrônica, na área de matemática. E estreantes, com equipes de todo o Brasil, conseguiram essa vaga. Para nós é motivo de muito orgulho”, relata Alan Porto.

governador recebe equipes de robótica
Rodrigo Guerra, vice-presidente da ​​​​​​Fiemt

O vice-presidente do Sistema Fiemt, Rodrigo Guerra, representou o presidente Silvio Rangel que está em agenda na Coréia do Sul e o presidente em exercício, Claudio Ottaiano, que está em compromisso da indústria da construção em Sinop. O industriário no ramo de biodiesel destacou que o alinhamento entre a Federação das Indústrias e o Governo permite resultados satisfatórios como esses.

“Gostaria de agradecer em nome da Federação e do presidente Silvio, que foi receber os equipamentos o maior complexo de Saúde e Segurança do Trabalho agroindustrial no Brasil, a oportunidade de apresentar essa agenda positiva com nossos jovens. São estudantes que se destacam pela atuação na robótica e com esse desempenho chegarão cada vez mais longe”, pontua Guerra.

governador recebe equipes robótica
Diego Santos, delegado técnico das equipes do Senai MT,
apresenta a jornada dos estudantes de robótica

A jornada dos estudantes no mundo da robótica teve início em janeiro de 2023 e foi apresentada pelo delegado técnico das equipes do Senai MT, o mentor Diego Santos, aos presentes da solenidade. O gerente de Educação Profissional do Senai MT, Marcos Ribeiro, destacou a relevância da participação das equipes e a importância de serem recebidos pelo governador Mauro Mendes.

“Esse é um momento muito relevante na vida desses jovens. Muitos não conheciam nem a capital do estado e por meio da parceria do Senai com a Seduc tem a oportunidade de aprimorar as habilidades de ciência, de tecnologia, de matemática e as competências socioemocionais, além de participarem de competições nacionais, e no caso da equipe de Sinop, internacionais. Temos a certeza de que essas iniciativas transformam os estudantes e permitem um aprendizado diferenciado”, reforça Marcos.

Além da vaga para o mundial, o time sinopense ganhou o prêmio Industrial Design Award sponsored by General Motors que homenageia a equipe que demonstra princípios de design industrial, alcançando um equilíbrio entre forma, função e estética.

governador recebe equipes
Equipes de robótica foram recebidas nesta terça (05.03)

"Acredito que todas as equipes entram no campeonato para ganhar, mas nós por ser uma equipe estreante que começou a pouco tempo esperávamos uma boa colocação, mas não iríamos para o mundial. Nós somos diferentes e o somos capazes de alcançar o que estávamos almejando", comemora o aluno Guilherme Cajaíba, de 16 anos, da Escola Estadual Enio Pipino em Sinop.

Mato Grosso competiu com cinco equipes na modalidade FRC este ano e quatro delas conquistaram o pódio na disputa. Este é o segundo ano consecutivo que o estado garante vaga no campeonato mundial.

A FRC é considerada a olimpíadas dos robôs e é a categoria mais avançada, com alunos do ensino médio, que constroem e programam robôs de porte industrial. Os robôs chegam a 56 kg e têm 1,2 metro de altura, para realizar tarefas em uma arena.

Texto: Amanda Simeone

 

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555