Sistema Fiemt e Sinduscon MT atuam pela ampliação do setor da construção em Sinop - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Sistema Fiemt e Sinduscon MT atuam pela ampliação do setor da construção em Sinop

06/03/2024 - 08h51
Claudio Ottaiano_Sinop
O empresário industrial Cláudio Ottaiano conduziu a reunião

O setor da construção civil desempenha um papel crucial na economia de Mato Grosso, sendo o segundo maior segmento industrial do estado. Seu crescimento contínuo tem impactos significativos, incluindo a criação de empregos, aprimoramento da infraestrutura, redução do déficit habitacional, avanços tecnológicos e contribuição para o Produto Interno Bruto (PIB).

Em Sinop, conhecida como a Capital do Nortão, o setor da construção representa 45% do segmento industrial local e emprega mais de 2300 pessoas em 458 estabelecimentos, de acordo com dados do Observatório da Indústria do Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt).

Reconhecendo a importância desse setor, o Sindicato das Indústrias da Construção em Mato Grosso (Sinduscon MT), em parceria com o Sistema Fiemt, promoveu uma reunião ampliada com empresários da construção em Sinop.

Durante a reunião, o industrial Cláudio Ottaiano, que além de presidente em exercício do Sistema Fiemt também preside o Sinduscon MT, Carlos Braguini, diretor regional do Senai MT e Fernanda Campos, superintendente da Fiemt, apresentaram soluções, serviços e oportunidades para impulsionar ainda mais o segmento.

“O Sinduscon MT tem mais de 50 anos de história trabalhando pelo desenvolvimento da construção. Sinop é um grande polo e estamos aqui para oferecer o apoio necessário às indústrias do segmento. É muito importante estarmos unidos ao sindicato e a Sistema Fiemt, que oferece várias soluções para dar mais competitividade às nossas indústrias”, afirma o presidente.

Claudio Ottaiano_Sorriso
Prefeito e primeira-dama de Sorriso trataram sobre o
desenvolvimento da indústria em Sorriso

Sinop é o quarto município com o maior número de empresas do setor no estado, e a expectativa é que o crescimento continue, especialmente após a atualização da legislação municipal que ajustou os novos limites para construções prediais na cidade, promovendo a verticalização.

Além disso, o novo Plano Diretor Municipal também impulsionará mais obras em pontos estratégicos da cidade. O projeto foi elaborado em parceria com o Sinduscon MT e está em tramitação na Câmara dos Vereadores.

De acordo com dados divulgados pela prefeitura de Sinop, nos dois primeiros meses deste ano foram emitidos 369 alvarás de obras, representando crescimento de 30,38% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando houve 283 emissões.

A colaboração entre entidades e instituições é essencial para fortalecer a competitividade das indústrias locais e impulsionar o setor da construção em Mato Grosso.

“Sinop é uma cidade diferenciada com muitas oportunidades desenvolvimento. Esta reunião foi muito importante para conhecer as particularidades de tudo que é oferecido pelo sindicato e Sistema Fiemt. Em nossa empresa, realizamos muitas ações para lutar com a informalidade e reduzir a rotatividade e como parcerias com o Senai, por exemplo, certamente teremos melhores resultados”, pondera o empresário e diretor de RH Estratégico, Clóvis Liberatto.

Para fortalecer a mão de obra local, o Senai MT, em parceria com a prefeitura, oferece cursos de construtor em alvenaria, assentador de revestimento cerâmico, instalador elétrico, eletricista predial e pintor residencial por meio do programa Qualifica Sinop.

Também participaram da reunião os gerentes Pedro Máximo, do Observatório da Indústria, Tuka Martins, do Instituto Senai de Tecnologia de Mato Grosso (IST MT), Ana Paula Alves, do Sesi Sinop, Bruno Cavalcante, do Senai Sinop e Sheila Marcon, assessora técnica do Sinduscon MT.

Durante sua agenda no Nortão, o presidente Cláudio Ottaiano se reuniu com o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, e a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro. Essa parceria entre a prefeitura e o Sistema Fiemt resulta em ações para promover a qualificação profissional e o desenvolvimento da agroindústria.

Além disso, nos próximos anos, Sorriso receberá um grande investimento na área da educação. Está prevista a construção de uma unidade do Sesi Escola no município, que atualmente está presente apenas em Cuiabá e Várzea Grande. O investimento inicial estimado é de R$ 40 milhões.

Unisim
Reunião foi realizada na Unisin, em Sinop

Essa iniciativa é fundamental para fortalecer a educação na região e proporcionar novas oportunidades de aprendizado para os moradores de Sorriso. Com o compromisso de investir na formação dos cidadãos, essa unidade do Sesi Escola contribuirá significativamente para o desenvolvimento educacional e social da cidade.

Texto e fotos: Eduardo Cardoso

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555