No mês das mulheres, Fiemt lança Câmara da Mulher - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

No mês das mulheres, Fiemt lança Câmara da Mulher

13/03/2024 - 17h14
Câmara será presidida pela psicanalista Ana Cássia Rangel

A Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) lançou nesta quarta-feira (13), a Câmara da Mulher, durante a palestra Elas na Indústria. A Câmara da Mulher será presidida pela psicanalista e acionista da indústria Barralcool, Ana Cássia Rangel, que na oportunidade agradeceu a indicação e disse que entre outras coisas, este será um espaço para assegurar condições de trabalho mais justas para as mulheres da indústria.

“Uma das diretrizes desta câmara é assegurar condições de trabalho mais justas para as mulheres, bem como a paridade salarial. Além disso, também temos como diretriz aumentar a participação da mulher empresária na indústria. Vale ressaltar que não estamos aqui para competir, mas sim para somar, já que há espaço para todos e todas”, disse Ana Cássia.

Durante a palestra, a superintendente da Fiemt e do IEL, Fernanda Campos apresentou dados das mulheres na indústria mato-grossense, de acordo com o Observatório da Indústria.

Os dados mostram que elas são 36 mil dos 165 mil trabalhadores da indústria de Mato Grosso. Já a renda média das mulheres na indústria é de R$ 1.736,76, com destaque para a renda média salarial masculina, que é 26% maior do que a feminina.

“Apesar disso, a Fiemt vem trabalhando para mudar este cenário. As mulheres representam 56% da força de trabalho dentro do Sistema Fiemt. Já com relação aos cargos de liderança, elas representam 64% destes cargos. Estes números melhoraram muito, mas podemos desenvolver mais ainda”, destacou Fernanda.

Ainda de acordo com o levantamento, Mato Grosso tem atualmente 876.750 pessoas fora do mercado de trabalho e 605.708, ou seja, 69% são mulheres. Destas mulheres, 38% têm por principal motivação de não estarem trabalhando o fato de que estão cuidando de afazeres domésticos ou de filhos e parentes.

Fernanda destacou que é necessária a elaboração de políticas públicas que permitam que a mulher consiga trabalhar fora e ter locais de acolhimento dos filhos e lembrou de casos de indústrias que criaram creches em parceria com o poder público, o que contribuiu para o aumento da mão de obra local.

Conduzindo os trabalhos, a presidente do Conselho Temático de Responsabilidade Social (Cores), Ulana Bruehmueller, parabenizou a nova presidente da câmara, além de pontuar de que as mulheres têm muito a contribuir com a indústria de uma maneira geral.

“Estes dados que a Fernanda nos trouxe demonstram que temos muito espaço para conquistarmos. Mas a mulher tem um modelo de gestão mais acolhedora, mais humanizada, que pode contribuir muito com o mercado de trabalho. A própria natureza feminina é dotada de acolhimento”, disse Ulana.

Palestra com Danielle Ruiz

A coach de produtividade, Danielle Ruiz, ministrou a palestra “Liderança feminina – zona de conforto e mentalidade de crescimento”, durante o evento que ocorreu de forma remota. Um dos assuntos pontuados por ela é como desenvolver a mentalidade de crescimento: identificando situações, aprendendo com os erros, buscando soluções e adaptando-se às diferenças.

Também pontuou que a mentalidade de crescimento não está ligada apenas a vida profissional, mas também ao pessoal e social. “Somos uma construção de corpo, mente e espírito. Essas três áreas têm que estar em equilíbrio e sintonia para que alcancemos essa mentalidade de crescimento que tanto almejamos.

Para mais informações e conteúdos da palestrante acesse o Instagram @daniruizcoach.

Texto: Julia Oviedo

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555