Saiba como as micro e pequenas empresas podem se beneficiar com o Pronampe - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Para desenvolver e fortalecer os pequenos negócios, o Governo Federal anunciou o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte – (Pronampe). O programa visa facilitar o acesso ao crédito para as micro e pequenas empresas enfrentarem esse período da crise provocada pela epidemia da Covid-19.

O programa foi instituído pela Lei 3.999/2020 e, por meio dele, serão disponibilizados R$ 15,9 bilhões, em garantias com recursos do Governo Federal e os Bancos participantes emprestarão recursos próprios para execução do Pronampe. Nas operações de crédito, as instituições financeiras participantes poderão contar com a garantia prestada pelo Fundo Garantidor de Operações FGO, limitada a 85% do valor de cada operação garantida.

"As micro e pequenas empresas são a maioria dos negócios em Mato Grosso e no país, mas têm menor capacidade financeira e maior dificuldade para acessar o crédito e oferecer garantias, buscadas pelos bancos nesse momento de incerteza econômica. Com o socorro do crédito, os pequenos negócios terão condições de se manter, preservar empregos e pagar fornecedores, muitos deles locais”, avalia o presidente do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), Gustavo de Oliveira.

Para facilitar, o Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC) criou um e-book que explica as condições do Pronampe que serão oferecidas de forma diferenciada. Acesse aqui ou veja abaixo.

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555