Projeto do Senai MT está entre os top 10 da Febrace 2020 - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Projeto do Senai MT está entre os top 10 da Febrace 2020

06/04/2020 - 13h22

O projeto Suits - Agro Indústria Piscicultura, destinado à automatização do processo de alimentação de peixes, desenvolvido por estudantes e instrutores do curso de Eletricista de Distribuição de Energia Elétrica do Senai Distrito Industrial, está entre as 10 melhores iniciativas da 18ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace – 2020). O resultado foi divulgado nesta segunda-feira (06.04) pela organização do evento, que recebeu 4253 inscritos, destes, apenas 346 projetos passaram para fase final. Os top 10 foram escolhidas por voto popular.

Está é a primeira vez que uma unidade do Senai MT participa da feira - um movimento nacional de estímulo à cultura científica, à inovação e ao empreendedorismo na educação básica, que atrai milhares de estudantes de todo o país. Além disso, o projeto foi o único representante de Mato Grosso na categoria Engenharia.

Criado pelo estudante Gersione Batista de Melo Filho, 19 anos, durante o Grand Prix Senai de Inovação, em 2019, o projeto visa a otimização dos processos para evitar esforços físicos e repetitivos dos colaboradores, melhorando assim as etapas de alimentação e manutenção no setor da agroindústria e, de forma automatizada, evitar perdas de ração.

“Atualmente, a alimentação dos peixes é completamente manual, causando danos para a saúde dos trabalhadores e também desperdício dos grãos ou falta de controle sobre as quantidades de alimentos em cada tanque”, explicou o jovem.

De acordo com o instrutor da equipe e orientador de projeto de iniciação cientifica do Senai, Thiago Keppe, a experiência vivida durante o evento foi muito gratificante e contribuiu muito para o crescimento, tanto pessoal quanto profissional dos estudantes e professores envolvidos.

“É uma grande conquista e fico feliz de estar trabalhando no Senai e fazer parte desta equipe. Agradecemos a todos pelo apoio e pela motivação, especialmente à equipe Senai Distrito Industrial que não hesitou em nos apoiar. Mesmo nesta fase de pandemia é um resultado positivo e que nos motiva a não parar e sempre continuar inovando e pesquisando soluções para a indústria”, declara.

Para Gersione o resultado é motivo de orgulho e consolidada o trabalho de pesquisa da equipe. “A Febrace é uma grande oportunidade, pela qual nós, estudantes, promovemos nossas ideias inovadoras, que visam solucionar algum problema percebido na sua comunidade, ou inovamos ao aprimorar soluções já existentes, apresentando projetos para uma comissão de avaliadores composta por professores mestres e doutores da USP e de universidades parceiras”, aponta.

Confira os vencedores Aqui.

Viviane Saggin

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555