Trabalho Seguro: Sesi MT inicia testagem para Covid-19 exclusiva para indústrias - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Trabalho Seguro: Sesi MT inicia testagem para Covid-19 exclusiva para indústrias

30/07/2020 - 16h01

O Serviço Social da Indústria (Sesi MT) iniciou nesta quinta-feira (30.07) o serviço de testagem rápida para Covid-19 exclusivo para funcionários das indústrias mato-grossenses. Para o procedimento, os interessados devem realizar o agendamento por meio do departamento de gestão de pessoas ou recursos humanos da própria empresa empregadora. A previsão é de que sejam realizados 15 mil testes ao longo do programa em todo o estado.

O agendamento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h / 13h às 17h, e os testes são aplicados na sede do Serviço Nacional da Indústria (Senai), no bairro Porto, em Cuiabá, e também nas sedes das empresas.

Os testes rápidos levam em consideração IgM e IgG, que são anticorpos específicos produzidos pelo corpo humano contra o vírus SARS-CoV-2. A indústria receberá o relatório com os testes e orientações sobre os cuidados durante o período de afastamento dos trabalhadores se houver.

“O teste é do tipo imunoensaio cromatográfico rápido para a detecção qualitativa de anticorpos (IGG e IGM), em amostra de sangue total, soro ou plasma, para teste rápido da doença Covid-19, conforme preconizado pela OMS (Organização Mundial da Saúde)”, informa a coordenadora de Saúde e Segurança do Sesi MT, Adriana Reis.

Ela explica que, no ato do agendamento, o trabalhador recebe um link para realizar o pré-cadastro no site do laboratório. Ao chegar ao local indicado para o teste, a equipe de enfermagem confirma o seu cadastro e realiza a testagem. O trabalhador deverá aguardar no mesmo local a entrega de seu resultado, posteriormente a equipe de saúde fará a sua liberação.

O resultado do exame será enviado também para o médico da empresa ou do Sesi. “Acima de 30 testes, nossa equipe poderá realizar os atendimentos na empresa, conforme acordo prévio”.

Adriana ressalta que a ação faz parte do pacote de serviços do Programa Trabalho Seguro que a instituição está desenvolvendo junto às indústrias para garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores, dentro do contexto de enfrentamento e combate ao novo coronavírus. “A testagem é a segunda fase do programa, que inclui ainda assessoria técnica para prevenção e consultoria para manejo clínico”.

Trabalho Seguro

O guarda-chuva de soluções é composto pelos programas: CoronaDados utilizado para monitorar o estado de saúde dos trabalhadores além de ações para conscientização dos cuidados necessários para prevenção à contaminação; Radar Covid que tem como foco a detecção de casos da Covid e assessorias necessárias para o bom funcionamento da empresa; e, por ultimo, o plano Combate à Covid que é composta por um programa de gestão completa a saúde dos trabalhadores, com entrega do certificado Trabalho Seguro.

Trata-se de um conjunto de serviços ofertados com objetivo de reforçar o protagonismo das indústrias no enfrentamento da doença. “As soluções visam apoiar as indústrias a retomarem suas atividades com saúde e segurança, ao mesmo que contribuem positivamente no combate à pandemia junto aos órgãos fiscalizadores e sociedade”, finaliza.

Conheça o programa.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555