Damas da Terra buscam capacitações para fortalecer as mulheres na agroindústria - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Damas da Terra buscam capacitações para fortalecer as mulheres na agroindústria

11/11/2020 - 17h21

Levar mais capacitação e serviços em tecnologia e inovação para a agroindústria mato-grossense. Foi com esse objetivo que gestores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai MT) se reuniram com as mulheres que integram a ‘Associação Damas da Terra – Escudeiras do Agronegócio’, em Nova Mutum.

A Associação, fundada em fevereiro deste ano, tem a missão de representar, unir, capacitar e empoderar mulheres para ampliar as competências nas diversas frentes da cadeia do agronegócio. Atualmente, a Damas da Terra já conta com cerca de 60 associadas das cidades de Nova Mutum, Santa Rita do Trivelato e Diamantino. 

Elas são agricultoras, engenheiras agrônomas, administradoras, contadoras, advogadas, empresárias, profissionais de comunicação, ligadas de alguma forma a cadeias do agronegócio como agricultura (soja, milho, algodão) bovinocultura, suinocultura, avicultura, dentre outras.

“A agroindústria é a vocação do estado e sabemos que essa aproximação com a Associação contribui significativamente com a promoção da educação profissional e, consequentemente, com o crescimento socioeconômico como um todo”, explica a diretora regional do Senai MT, Lélia Brun.

Foram apresentados diversos projetos do Sesi e Senai MT que abrangem desde a qualificação profissional até projetos socioculturais que beneficiam toda a comunidade, como a Orquestra Sesi MT. 

“Temos na missão a capacitação das mulheres para que possamos crescer não apenas pra dentro do próprio negócio, queremos nos desenvolver enquanto líderes e melhorar a sociedade”, afirma a vice-presidente da Damas da Terra, Stefani Kummel Anção.

O próximo passo, segundo Stefani, é definir as ações de 2021. “A indústria já está presente no agro desde a tecnologia das máquinas, nos silos, e até nas sementes. Agora que conhecemos melhor os serviços e capacitações ofertadas pelo Senai, vamos organizar agenda de cursos conforme a demanda das associadas. O MBA é um exemplo”, disse a vice-presidente.

A associada Aline Fernanda Cossetin afirma que o evento contribuiu para conhecer toda a estrutura do Senai MT e visualizar parcerias. “Acho que a parceria do Senai com a Damas está só começando, muita coisa boa está por vir para agregar conhecimento e capacitação para nossas crianças, jovens, adultos, mulheres do agro, e colaboradores das propriedades rurais, unindo forças entre o agro e a indústria”, avaliou.

Também estiveram presentes no encontro, o gerente do Senai Nova Mutum, Vivaldo Lopes, e os gerentes de Educação, Carlos Braguini, de Infraestrutura e Obras, Nilson Silva, a gerente de Marketing, Marcela Braga, e a gerente de Gente e Gestão do Sistema Fiemt, Kelly Viana.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555