Manter a saúde mental: colocar em prática o que te faz bem - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Manter a saúde mental: colocar em prática o que te faz bem

03/08/2021 - 10h51
Saber dominar os sentimentos é muito importante nas
diferentes situações que estamos expostos

No contexto de constantes mudanças e incertezas, a falta do controle emocional fica mais evidente e as pessoas passam a entender, na prática, por que ele é tão importante. O fato é que as emoções sempre estarão presentes e aprender a lidar com elas é uma tarefa fundamental, principalmente, em ambiente corporativo.

Ao falar sobre as emoções, muitas pessoas ainda pensam que ter controle sobre elas significa anular aquilo que se está sentindo. “Mas não é isso!”, alerta a psicóloga e supervisora de vida saudável da área de Promoção da Saúde do Sesi Mato Grosso, Thaisa Cimitan, ressaltando que o controle emocional é a habilidade de lidar com as próprias emoções em momentos intensos, controlando os sentimentos e expressando-os de maneira adequada em cada situação.

Para ela, ao identificar e entender suas emoções e sentimentos, a pessoa que desenvolve essa habilidade consegue agir sem ser levada pelo impulso. Seja no aspecto profissional ou pessoal, saber dominar os sentimentos é muito importante nas diferentes situações que estamos diariamente expostos. A pessoa que sabe gerir suas emoções é reconhecida pela sua capacidade de ser transparente com os seus sentimentos, ser resiliente e saber se adaptar sempre que for necessário.

“Para demonstrar a importância do controle emocional, é só imaginar o que acontece quando ele não existe. Quantas decisões tomadas apenas pelo seu lado emocional foram 100% assertivas? Isso porque quando estamos no calor da raiva ou no auge da empolgação ou animação, por exemplo, as decisões podem ser diferentes daquelas que tomaríamos com um maior controle”, frisa.

GESTÃO DAS EMOÇÕES

Pilar Roda de Conversa, do programa Sesi Viva Bem,
debate sobre saúde emocional e mental

Segundo o escritor Daniel Goleman, a raiz do autocontrole emocional é justamente a capacidade de resistir ao impulso. Por isso, ser resistente a ele é um princípio fundamental para se ter controle sobre as próprias emoções. “Mas isso só vai acontecer com autoconhecimento”, menciona Thaisa.

Além de ser uma habilidade que deve estar em constante desenvolvimento, uma boa comunicação sempre pode te ajudar. Em uma situação que algo está te desagradando no trabalho, por exemplo, ao invés de ser dominado pela raiva, você pode se comunicar de maneira clara e assertiva e, assim, resolver a questão.

Para otimizar a gestão das emoções, também é essencial que a pessoa aumente o seu tempo de resposta e reação, avaliando todas as possibilidades de acordo com o que deseja para aquele momento. “O processo de parar, respirar, observar e, então, responder, permite que você possa agir de outra forma que não seja por impulso. Isso traz inteligência às suas emoções: seja raiva, tristeza, frustração ou tantas outras emoções, você passa por esse processo para, assim, reagir de uma maneira consciente”.

RODA DE CONVERSA

A psicóloga lembra que, devido à sua importância, o assunto tem sido tema no pilar Roda de Conversa, do programa Sesi Viva Bem, desenvolvido nas indústrias mato-grossenses pela equipe do Sesi. São encontros promovidos com os trabalhadores que abordados sobre saúde emocional e mental, emoções como medo e ansiedade e demais necessidades identificadas na empresa. (Clique Aqui)

DICAS PRÁTICAS

Invista tempo em informação para auxiliar nessa
caminhada de desenvolvimento

1 - Preste atenção da sua respiração. Você precisa ativar seu lado racional do cérebro.

2 – Identifique sua emoção. Dê nome a ela, pois só temos controle do que conhecemos, então identifique exatamente o que está sentindo para, depois, solucionar o problema.

3 – Tenha uma vida em equilíbrio. É importante identificar um hobby, algo que te traga uma satisfação genuína, que seja um ponto de equilíbrio em tempo difíceis.

“Um ponto de atenção é a autosabotagem, ou seja, não deixe que sua mente te diga que você não merece ou não precisa daquilo, porque ter um hobby é extremamente importante para sua inteligência emocional”.

4 – Não seja o seu sentimento. Pare com a mania de dizer que você estressado, é nervoso, é triste, pois nós não somos emoções, e falar desta forma só dificulta sua jornada para o desenvolvimento do controle emocional.

5 – Reflita. A situação que está te chateando, deixando estressado, nervoso, ansioso, realmente tem a ver com você? Muitas pessoas absorvem emoções e sentimentos que não tem nada a ver com elas. Então, para isso faça 2 perguntas: Esse problema realmente é meu?  Eu vou deixar que este problema acabe com o dia?

6 – Conhecimento nunca é demais. Invista tempo em informação para te auxiliar nessa caminhada de desenvolvimento. “Estude, faça cursos, leia livros ou materiais sobre assuntos relacionados à inteligência emocional para te ajudar nesse projeto de mudança”, finaliza a psicóloga.

Conheça os programas de promoção da saúde do Sesi MT

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555