Último Multiação do ano atende 1.867 moradores da região do Planalto
Sol forte e muito calor deram uma energia extra ao retorno do Multiação em seu formato original. O jardim Itamarati, na região do bairro Planalto, em Cuiabá, sediou neste sábado (27) a retomada do projeto após as restrições mais severas impostas pela pandemia da Covid-19. Foram realizados 1.867 atendimentos aos moradores da região, com todos os itens de biossegurança garantidos e muito profissionalismo por parte dos parceiros do projeto.
Das 8h às 16h foram oferecidas consultas médicas, orientações jurídicas, oportunidades de estágio e emprego, corte de cabelo e dezenas de outros serviços que marcaram a última edição do ano do Multiação.
O evento é uma iniciativa do Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt) e da TV Centro América e realizado com o apoio de dezenas de parceiros. Em 2021, a ação completou oito anos de realizações sociais e, no Jardim Itamarati, os atendimentos foram disponibilizados graças aos 20 parceiros que atuaram nessa edição.
Para o presidente do Sistema Fiemt, Gustavo de Oliveira, a retomada do Multiação após os difíceis meses pandêmicos é mais que um motivo de alegria. A realização é também um recado de otimismo para aqueles que ainda sofrem com os reflexos provocados pela Covid-19.
“É uma mensagem para muitas pessoas que ainda sofrem com o desemprego e as demais mazelas provocadas pela pandemia. Nunca desistam: nós não desistimos, e por isso estamos aqui hoje, retomamos as atividades para cuidar de quem tanto precisa. E cada um tem que insistir e persistir, é assim que nós vencemos as dificuldades”, disse o presidente.
Uma das dezenas de serviços disponibilizados no local foi a oferta de vagas de estágio e emprego. O IEL MT trouxe para o Multiação 85 vagas de estágio em diversas áreas, além de 529 vagas de emprego para cargos operacionais, vendas, recepcionista, auxiliar administrativo e muito mais.
Outro serviço oferecido no local, dessa vez pelo laboratório Carlos Chagas, foi o exame clínico de sangue tipo PSA para identificar câncer e outras doenças e lesões na próstata. O motorista de caminhão Antônio Carlos Pinheiro, de 58 anos, aproveitou o período da manhã para cuidar da saúde.
“A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Para me sentir seguro, eu procuro fazer o exame periodicamente”, declarou o motorista que conseguiu garantir o checkup no mês de conscientização a doenças masculinas, com ênfase ao câncer de próstata.
Já a dona de casa Selma Ferreira, de 55 anos, aproveitou para receber atendimento odontológico proporcionado pelos parceiros Uniodonto e Univag. “Esse trabalho é muito importante, principalmente para pessoas que não podem pagar por esses serviços”.
Em abril de 2020, por conta da pandemia de Covid-19, o Multiação deixou de ser realizado. No entanto, ainda no ano passado e no primeiro semestre deste ano, seguindo as orientações dos órgãos de saúde, algumas ações pontuais ocorreram, entre elas: o Guarda-roupa Solidário, que é a campanha de arrecadação de roupas, a doação de sangue e atendimentos médicos em clinicas parceiras.
Já em outubro de 2021, com a situação pandêmica mais controlada, foi realizada a primeira edição ampliada, em formato presencial, em parceria com o Univag. E neste sábado, o evento voltou ao formato original, com a presença de milhares de pessoas que puderam ser beneficiadas com os serviços oferecidos pelos parceiros do projeto.
Parceiros desta edição
Na edição deste sábado, os parceiros presentes no evento foram: Águas Cuiabá; o Centro de Patologia e Citologia Paulo César Figueiredo; a Clínica Genus; a Energisa; Help Vida; Hemocentro; Sesi MT; Senai MT; IEL MT; Imagens Medicina Diagnóstico; INSS; Instituto Embeleze; Ivonete Silva; Laboratório Carlos Chagas; Pró-ótica; Titânia Telecom; TRT MT; Unic Medicina; Unic orientação jurídica; Unic Odontologia; Unic Fisioterapia; Unimed; Uniodonto; Univag Medicina Pediatria; Univag Medicina Neurologia; Univag Medicina Ginecologista; Univag Odontologia; Univag Fisioterapia; Univag Nutrição; Univag Biomedicina; Univag Estética e Univag Fonoaudiologia.
Texto: Joycy Ambrósio/Sistema Fiemt