Palestra no Enesf 2025 destaca o uso de ferramentas digitais nos sindicatos do Cipem

Com o crescimento do uso de plataformas digitais para impulsionar os negócios, o Encontro dos Executivos do Setor de Base Florestal (Enesf) 2025 promoveu, nesta quinta-feira (20), em Cuiabá, uma palestra interativa e dinâmica com o jornalista Lucca Caldas. A apresentação despertou a curiosidade e o interesse dos participantes, trazendo informações sobre comunicação estratégica a ser aplicada no ambiente sindical.
O primeiro tema abordado foi sobre comunicação integrada dentro das instituições sindicais. Caldas destacou a importância do trabalho conjunto e estratégico das equipes para tornar a execução das atividades mais eficiente, transparente e organizada para alcançar os resultados esperados. Como sugestão prática, ele apresentou a ferramenta Trello, que auxilia na organização de tarefas, no acompanhamento de prazos e na definição de atribuições – além de outras opções que contribuem para a otimização do trabalho.
O jornalista também ressaltou a relevância do posicionamento de marca para garantir autenticidade da empresa e engajamento do público. Entre os aplicativos sugeridos, ele mencionou o Instagram que possibilita uma comunicação dinâmica e interativa. Para reforçar essa estratégia, indicou o uso do ChatGPT na criação de conteúdo, do CapCut para edição de vídeos e do Canva para a produção de posts criativos – ferramentas que podem fortalecer a imagem institucional dos oito sindicatos que compõem o Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (Cipem).

“Essas ferramentas de comunicação aproximam os associados e incentivam a participação ativa nas ações sindicais. Além disso, estimulam a interação por meio de mensagens institucionais rápidas, acessíveis, criativas e envolventes – o que gera visibilidade e atrai novos seguidores nas redes sociais da instituição”, explicou Lucca Caldas.
A jornalista Andressa Amaral, do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte de Mato Grosso (Sindusmad), destaca o papel fundamental dos sindicatos tanto para a sociedade quanto ao setor de base florestal. “Hoje, a comunicação e as redes sociais são necessárias. Com o curso, tenho certeza que esse conteúdo fez total diferença para nós, para que possamos implementar no nosso dia-a-dia, melhorar os nossos trabalhos e ampliar as nossas divulgações e a conexão com os associados por meio das plataformas digitais”, expressou a profissional.
Os participantes tiveram a oportunidade de aprender conceitos básicos sobre as ferramentas digitais apresentadas na palestra, permitindo que coloquem em prática estratégias para interagir com o público e manter a sociedade informada sobre eventos, reuniões e demais ações sindicais de interesse público.
Texto:Samantha dos Anjos/Assessoria Cipem