Unibio MT celebra 15 anos e homenageia pioneiros do biodiesel no estado
.jpg)
produção de biodiesel em MT
.jpg)
receberam a homenagem
O Unibio MT, anteriormente conhecido como Sindibio MT — Sindicato das Indústrias de Mato Grosso, comemora 15 anos de atuação em defesa da cadeia produtiva de biodiesel em Mato Grosso. Para celebrar o marco, o setor homenageou quatro personalidades que desempenharam papel central na implantação, consolidação e crescimento do biocombustível no estado.
A solenidade ocorreu na noite de sexta-feira (27/06), com a entrega da Comenda João Nicolau Petroni — em homenagem a um dos precursores do biodiesel em Mato Grosso — a pessoas que se destacaram pela coragem, inovação e contribuição à sustentabilidade energética e ao desenvolvimento regional.
Silvio Rangel, presidente da Fiemt e primeiro presidente do então Sindibio MT, afirmou: “É uma satisfação ver o sindicato completar 15 anos. Antes disso, construímos as bases do setor, com normas e o marco legal do biodiesel, a partir de 2004. Com a união das empresas, surgiu o Sindibio, hoje Unibio. Mato Grosso liderar a produção nacional é motivo de orgulho para quem acreditou nesse caminho, especialmente agora com a mistura B15.” Ele destacou a trajetória de sucesso do estado, hoje o maior produtor nacional — consequência de empresários que apostaram no setor.
Henrique Mazzardo, presidente do Unibio MT, completou: “celebrar o B15 e homenagear os pioneiros é uma honra. O Unibio MT surgiu em 2009 e, em pouco tempo, ajudou a transformar o biodiesel em uma potência no Estado. Em 2024, Mato Grosso atingiu a liderança nacional no setor, com contribuição decisiva das associadas do Unibio para o desenvolvimento sustentável e econômico.”
João Augusto Comandolli (in memoriam)
Natural de Santa Catarina, João Augusto fixou‑se em Mato Grosso na década de 1970. Caminhoneiro e empresário, criou uma transportadora nos anos 1980 e, em 2006, inaugurou uma das primeiras fábricas de biodiesel do estado, em Rondonópolis. Abasteceu sua frota com B100 e, após ajustes tributários, passou a vender à Petrobras. Sua visão e ousadia foram essenciais para a história do setor. A família recebeu a homenagem.
.jpg)
Jaime Alfredo Binsfeld
Nascido em 11 de maio de 1967, em São Miguel do Oeste (SC), entrou no agronegócio em 1986 e chegou a Mato Grosso em 1989. Trabalhou em Glencore, ADM e ingressou na Fiagril em 2001, iniciando sua participação no biodiesel com a planta de Lucas do Rio Verde, em 2007. Depois, colaborou na criação da Biopar, com unidades no MT, PI e PA. Atualmente preside a Amub — Associação dos Produtores de Biodiesel —, e é membro da Ubrabio — União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene —, com grande influência institucional no setor.
.jpg)
Miguel Vaz Ribeiro
Nascido em 2 de outubro de 1963, em Santo Antônio do Sudoeste (PR), Miguel Vaz chegou a Mato Grosso em 1987. Bacharel em Direito, atuou em cooperativas, bancos e empresas de grãos antes de se dedicar ao biodiesel. Em 2006, iniciou estudos técnicos sobre o combustível e, em 2007, colaborou na implantação da planta da Fiagril, em Lucas do Rio Verde. Foi um dos fundadores do Sindibio MT, articulando políticas públicas e promovendo a inclusão da agricultura familiar. Ex-vice-prefeito de Lucas do Rio Verde, hoje cumpre seu segundo mandato como prefeito, com foco em qualidade de vida e desenvolvimento sustentável.
.jpg)
no setor de biodiesel
José Aparecido dos Santos — Cidinho Santos
Ex-prefeito de Nova Marilândia por três mandatos, o empresário também exerceu as funções de secretário de Estado e senador da República. Cidinho Santos liderou a defesa do agronegócio e dos biocombustíveis no Congresso Federal. Autor da lei que isentou o óleo e farelo de milho de tributos e um dos articuladores do Renovabio, política nacional de biocombustíveis, também impulsionou o marco regulatório do biodiesel. Preside a MC Empreendimentos, atua em agroindústria, biodiesel e faz parte de conselhos relevantes para infraestrutura e o agronegócio.
.jpg)
Nicolau Petroni
Texto: Eduardo Cardoso
Fotos: Rogério Florentino