Corrida Mexa-se: Sesi MT lidera participação com 300 atletas no pelotão “Sesi na Pista”
.jpeg)
teve um importante caráter solidário. Foto: Divulgação
No último sábado (5), cerca de 3 mil pessoas ocuparam as ruas de Sinop para participar da Corrida “Mexa-se”, que teve o Sesi como destaque com 300 atletas e colaboradores no pelotão “Sesi na Pista”. Com percurso de 5 km e modalidades de corrida e caminhada, o evento uniu esporte, saúde e solidariedade em uma grande mobilização organizada pelo Rotary Club Sinop e pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com o apoio do Sesi por meio do Edital Circuito SESI de Corrida de Rua – Etapa 4 - Cuide-se!, Edição 2025
A largada aconteceu em frente ao Tiro de Guerra, na Avenida dos Jequitibás, e seguiu por ruas e avenidas centrais da cidade, como Itaúbas, Sapucaias, Avencas, Pinheiros e Orquídeas, retornando ao ponto de partida. A estrutura do evento, realizada com apoio do Sesi por meio do Edital Circuito SESI de Corrida de Rua – Edição 2025, contou com o envolvimento das equipes do Sesi Sinop e da Gerência de Saúde e Segurança para a Indústria (SSI) do Sesi MT, por meio da Coordenação de Promoção da Saúde.

massagem, frutas e isotônicos na tenda do Sesi. Foto: Divulgação
Antes da prova, os participantes participaram de um aulão especial de aquecimento, conduzido pelo professor Gustavo, do projeto Sesi na Pista, que compartilharam dicas de ritmo, respiração e foco. Após a corrida, os atletas contaram com serviços de crioterapia, massagem, frutas e isotônicos na tenda do Sesi. Um dos destaques foi a parceria com a indústria Palu Alimentos, que distribuiu salgadinhos aos corredores, em mais uma ação que reforça o elo entre saúde e setor produtivo.
Além de incentivar a prática esportiva, a corrida também teve um forte caráter solidário: para se inscrever, cada atleta doou 2 quilos de alimentos não perecíveis. As doações serão destinadas ao projeto Unidos pelas Crianças, da Paróquia Santo Antônio, que oferece mais de 2,5 mil refeições semanais a cerca de 500 crianças em situação de vulnerabilidade social. Ao todo, foram arrecadadas cinco toneladas de alimentos.
Emoção e desempenho: histórias que inspiram
Dentre os muitos atletas que cruzaram a linha de chegada, alguns resultados incentivam. A cabeleireira Ivone Teresinha Basseggio, de 56 anos, ficou em primeiro lugar na categoria Geral Feminino – Sesi na Pista. "Correr para mim significa voar, ser livre. É bom para a saúde, não tem coisa melhor. Avalio minha performance hoje como 100%. Fiz o tempo em 20 minutos e 6 segundos. É bom demais, ainda mais para quem está voltando de lesão. Estou muito feliz", celebrou Ivone.
.jpeg)
pelotão Sesi na Pista.Foto: Divulgação
Já o técnico administrativo Henrique Marcelo Maia, de 44 anos, que também integra o grupo de treinos do Sesi, destacou a competitividade da prova. "Participo das atividades do Sesi na Pista às terças e quintas. Este ano a corrida foi bem mais competitiva e puxada, mas consegui manter meu tempo em relação ao ano passado. Fiquei muito satisfeito com o resultado", afirmou.
Os cinco primeiros colocados em cada faixa etária — dos 16 anos até acima de 60 — nas categorias masculina e feminina, receberam troféus. Além disso, foram premiados os três melhores atletas do pelotão “Sesi na Pista”.
(1).jpeg)
participar da tradiconal corrida e caminhada.
Foto: Divulgação
Gestão comprometida com saúde e comunidade
Para a coordenadora de Promoção da Saúde do Sesi MT, Dayane dos Santos, a corrida representa muito mais que um evento esportivo. “A Corrida Mexa-se é uma grande celebração da saúde, da prevenção e da vida ativa. Ver tantos colaboradores, atletas e famílias envolvidos, e ainda gerar impacto social, é o reflexo do propósito do Sesi”, destacou.
O gerente do Sesi Sinop, Thiago Medina, também reforçou o papel da instituição como agente de transformação. “Sinop mais uma vez mostrou sua força, com milhares de pessoas nas ruas em um movimento coletivo por saúde e bem-estar. Nosso agradecimento vai a todos que participaram, apoiaram e se dedicaram para fazer desse evento um sucesso”, afirmou.
O resultado completo da prova pode ser conferido AQUI.