Parceria entre Senai MT e TCE recupera mais 13 respiradores - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Em quatro dias, 13 respiradores mecânicos foram recuperados pela equipe técnica do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT), unidade Várzea Grande, e estão liberados para a utilização na rede pública hospitalar do Estado no tratamento de pacientes acometidos pelo novo coronavírus (Covid-19). A ação é fruto da parceria com o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), que prevê a recuperação de 87 respiradores sem condições de uso.

De segunda-feira (8) até quinta-feira (11), 13 respiradores receberam manutenção e estão liberados para utilização na Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá, Hospital Geral, Hospital Metropolitano e os Hospitais Regional de Alta Floresta, Cáceres, Sorriso e Sinop. Dos 118 respiradores recebidos para avaliação e manutenção, 28 foram arrumados e entregues para as unidades hospitalares, 7 aguardam peças, totalizando 35 respiradores recuperados.

A manutenção dos respiradores é fruto do acordo técnico-financeiro-emergencial assinado entre TCE-MT e Senai MT, no mês passado. O termo prevê suporte financeiro da Corte de Contas no montante de R$ 500 mil para aquisição de peças e outros materiais necessários para o reparo dos respiradores.

"Sabemos da importância desses respiradores para as unidades hospitalares no combate à Covid-19. O convênio entre TCE-MT e Senai foi altamente positivo e os respiradores, que hoje estão sendo devolvidos para a sociedade, vão salvar vidas", afirmou o presidente do TCE-MT, conselheiro Guilherme Antonio Maluf.

De acordo com o presidente da Fiemt, Gustavo de Oliveira a parceria foi muito importante porque viabilizou a manutenção e recuperação dos respiradores, algo que a equipe do Senai MT tem capacidade técnica para fazer.

Texto e foto: Assessoria TCE-MT

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555