Tarifa de energia é reajustada em MT - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso
Para clientes atendidos em alta tensão o ajuste é de 10,36%.
Foto: iStock

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou nesta quinta-feira (22/04/2021) o índice de reajuste tarifário da Energisa Mato Grosso. O efeito médio percebido pelo consumidor será de 8,90% e entra em vigor de imediato. Os clientes de baixa tensão (residencial e parte do comercial) terão correção de 8,34%. Para clientes atendidos em alta tensão (caso das indústrias), o ajuste é de 10,36%. A data original para o reajuste seria 8 de abril, porém o cálculo inicial da Aneel indicava percentuais bem mais altos, na casa de 25%, em decorrência dos efeitos negativos da pandemia de Covid-19 na economia brasileira.

Para evitar esse impacto, o setor elétrico brasileiro se mobilizou, sob liderança da Aneel e do Ministério de Minas e Energia, envolvendo diversas entidades, como Itaipu Binacional, Associação das Distribuidoras (Abradee), Associação das Transmissoras (Abrate) e, principalmente, as concessionárias. A mobilização incluiu a emissão do Decreto nº 10.665 pelo Presidente da República.

O presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Gustavo de Oliveira, reconhece o esforço feito pelo setor para amenizar o reajuste, mas pondera que o aumento ainda assim será significativo. “É mais uma grande pressão sobre os custos das indústrias, que claramente vão precisar de outras estratégias para redução do impacto, investindo em eficiência energética e buscando custos de aquisição menores, com energia fotovoltaica ou mesmo via mercado livre”, comenta. “A Fiemt está à disposição das indústrias para orientar e apoiar essas iniciativas”.

Diversos fatores influenciaram a alta no custo da energia: os 17,8% de alta do dólar, que afetam diretamente a tarifa da energia gerada por Itaipu, o uso mais intenso de termelétricas, a suspensão da cobrança das bandeiras durante seis meses em 2020, a alta de 31% no IGP-M e o aumento nas tarifas de transmissão.

Como destacado pela Aneel, entre as principais providências para a redução do reajuste deste ano em Mato Grosso está a renegociação do prazo para pagamento de contratos de transmissão de energia relativos a créditos decorrentes da reforma do segmento em 2013. Também foram utilizados créditos provenientes de negociações com Itaipu Binacional. Além disso, a Energisa Mato Grosso ofereceu, de forma voluntária, diferimento de parcela do reajuste. De acordo com a Energisa, a medida preserva os contratos e demostra o compromisso do setor elétrico com a população diante da situação de grande pressão de custos no Brasil.

Com informações da assessoria da Energisa

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555