Instituto Ação Verde: 15 anos promovendo projetos sustentáveis para Mato Grosso - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso
Ação Verde 15 anos
Instituto apoia indústrias e empresas de outros
segmentos. Foto: Divulgação

O Instituto Ação Verde completa quinze anos de existência, em 15 de agosto, apresentando novas plataformas para o desenvolvimento sustentável de Mato Grosso. A instituição, que é mantida pela Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado De Mato Grosso (Aprosoja) e Sindicato das Indústrias de Bionergia do Estado de Mato Grosso (Sindalcool), tem investido, ao longo desse tempo, em tecnologia e inovação para manter e ajudar na preservação ambiental.

Entre as novidades está a Plataforma de Negócios em Bens e Serviços Ambientais e Ecossistêmicos de Mato Grosso (PNBSAE), que trata do tema do Carbono, implantando um programa para atender demandas no estado, no Brasil e em qualquer outro país interessado. Trata-se de uma plataforma pela qual o produtor pode comercializar os créditos de carbono, ou seja, uma forma de facilitar o acesso a esse mercado. 

Outra inovação que acaba de ser anunciada é o projeto Inova CPR (Cédula de Produto Rural - CPR Verde) que consiste basicamente em um título de crédito destinado a financiar atividades de reflorestamento e manutenção de vegetação nativa em propriedades rurais. 

Além disso, atualizou o Mapa do CAR, um sistema de desenho de mapa para o Cadastro Ambiental Rural (CAR), que funciona em nuvem na internet, operado 100% por navegador web, com conjunto completo de ferramentas de desenho técnico. Oferece diversas bases geográficas e imagens de satélite como referência. 


 

O presidente do Instituto, Adilson Ruiz, destaca que a iniciativa possui inúmeras ações em desenvolvimento e outras já implantadas. "Tudo isso foi pensado em função do setor produtivo de Mato Grosso e do Brasil, buscamos promover o equilíbrio entre o meio ambiente, o bem-estar social e a atividade produtiva primária”.

“Ao longo desses 15 anos, o Instituto provou que é possível, por meio de ações concretas, suportar uma economia verde, cada vez mais interessante no contexto mundial de descarbonização e de evolução de técnicas produtivas com o que nós temos de vocação natural no estado”, pontua o presidente da Fiemt, Gustavo de Oliveira, destacando que as ações promoveram, além de recuperação de áreas degradadas, desenvolvimento sustentável em todas as regiões.

Instituto Ação Verde
Insittuto fomenta práticas sustentáveis para a produção

Fernando Cadore, presidente da Aprosoja, lembra que o Instituto Ação Verde ajuda a divulgar as boas práticas sustentáveis aplicadas pelo setor no estado e no Brasil. “Nosso país produz com mais sustentabilidade do que em qualquer outro lugar do mundo e o Instituto tem papel fundamental para dar visibilidade a essas ações e ao setor produtivo, e desmistificar narrativas de inverdades”.

Já o presidente do Sindalcool, Silvio Rangel, que o papel é conciliar o crescimento econômico com o desenvolvimento sustentável. “O Sindalcool tem orgulho de ser um dos mantenedores do Ação Verde, pois entende que a sustentabilidade é o pilar da economia moderna. Parabéns pelos 15 anos de muito trabalho”.

Para os gestores, a existência do Instituto apoia indústrias e empresas de outros segmentos que precisam avançar em um mundo onde o desenvolvimento sustentável e as boas práticas produtivas, cada vez mais, são observadas pelos mercados consumidores.

Projetos desenvolvidos

Ação Verde

O Instituto Ação Verde também desenvolve iniciativas como o projeto Verde Novo para recuperação e preservação de matas ciliares e dos principais rios de Mato Grosso, trazendo benefícios não só aos ecossistemas locais, mas também à população.

O Educação Verde propõe ajudar os grupos sociais e os indivíduos a adquirir consciência, conhecimento e comportamento ambiental, assim como contribuir para a consolidação do processo de educação ambiental enquanto política pública por meio de ações coletivas organizadas em instituições de ensino.

Recentemente, a organização atualizou o sistema Mapa do Car - iniciativa para aprimorar a qualidade dos mapas de propriedades rurais para o Cadastro Ambiental Rural, com o objetivo de aumentar o nível de aprovação desses mapas no sistema SIMCAR da Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Mato Grosso.

Conheça mais sobre o Instituto Ação Verde.

Texto: Viviane Saggin / Fiemt

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555