.jpeg)
Para estreitar relações comerciais internacionais, representantes do Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt) se reuniram com o embaixador da Suíça, Pietro Lazzeri, e a CEO da Swissnex, Malin Borg, que é uma rede de centros avançados de educação, pesquisa, inovação e arte que visa conectar a Suíça com os centros de inovação do mundo. O encontro foi realizado na segunda-feira (31.07), na sede da Fiemt, em Cuiabá.
O vice-presidente da Fiemt, Rodrigo Guerra, representando o presidente Silvio Rangel, destacou a importância da visita para as relações comerciais bilaterais. Segundo ele, a intenção é discutir possíveis parcerias para a construção de uma agenda positiva. “A ideia é firmar acordos no setor de biocombustíveis e alimentos, focados na sustentabilidade e tecnologia”, pontuou.
Para o embaixador da Suíça, Mato Grosso tem grande potencial e referência na produção de alimentos. Ele ressaltou que a Suíça mantém relações comerciais há 200 anos no Brasil. “Estamos entre os 10 maiores investidores no País, gerando US$ 12 milhões em investimentos com produção de 530 empresas, que geram 70 mil empregos”.
Durante a reunião, foram apresentados dados coletados pelo Observatório da Indústria que mostram os destaques da produção agropecuária de Mato Grossol, bem como a riqueza gerada pelo agronegócio com Produto Interno Bruto (PIB) de aproximadamente R$ 178 bilhões. No Estado há mais de 12 mil indústrias responsáveis por gerar 165 mil empregos.
Participaram também do encontro a superintendente da Fiemt e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL MT), Fernanda Campos; o diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai), Carlos Braguini, o superintendente do Serviço Social da Indústria em Mato Grosso (Sesi MT), Alexandre Serafim; o gerente de Desenvolvimento Industrial da Fiemt, Lucas Barros; o gerente de Internacionalização da Fiemt, Alexandre Glauco; e o supervisor do Centro Internacional de Negocios da Fiemt, Antonio Lorenzzi.
Texto: Vívian Lessa