Conselho Temático de Meio Ambiente discute Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos na Indústria - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso
contema
Contema é formado por empresários e representantes de
entidades industriais

Os benefícios da elaboração e implantação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) na indústria foram apresentados durante a 11ª reunião do Conselho Temático de Meio Ambiente (Contema) da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt).

O vice-presidente do Conselho, Fernando Pagliari, destacou que a intenção é divulgar a PGRS digital para todas as empresas.  “Na hora da renovação do Licenciamento Ambiental, com o PGRS Digital, ficará mais fácil para aprovação do processo e para a Secretaria de Meio Ambiente facilita o entendimento do volume de resíduo sólido no estado”, explicou.

Com o PGRS é possível identificar cada tipo de resíduo, o seu volume de geração e método de destinação final (aterro sanitário, tratamento, coprocessamento, aterro industrial, reciclagem, etc.) específico. O PGRS quando elaborado, implantado, executado e monitorado da maneira correta trás diversos benefícios para a empresa, como a redução de custos no processo produtivo e a minimização dos riscos decorrentes de uma gestão de resíduos ineficiente.

Durante a reunião também foi apresentado o Sistema Brasileiro de Monitoramento da Sustentabilidade das Cadeias Agropecuárias. O Contema é formado por empresários e representantes de entidades industriais, órgãos públicos, privados e instituições governamentais, e tem por objetivo atuar e propor medidas sobre questões ambientais de interesse da indústria mato-grossense.

Texto: Vívian Lessa

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555