Produção florestal sustentável de Mato Grosso é destaque em evento internacional na China - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso
cipem china

Produção legal e sustentável de madeira nativa no Brasil é tema de palestra do presidente do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), Ednei Blasius, durante o Fórum Global sobre Madeira Legal e Sustentável (GLSTF) 2023, realizado em Macau, na China. Nesta quarta-feira (22), segundo dia de programação do evento mundial do qual o Cipem participa como convidado e representante do Brasil, Blasius destaca o potencial estadual e nacional de suprir a demanda mundial por produtos florestais com certificação de origem legal, rastreados, sustentáveis e de qualidade.

“Viemos a Macau para demonstrar o potencial da indústria madeireira de Mato Grosso, dos nossos produtos e das condições que temos de atender compradores chineses e de outros países. No evento, tivemos espaço voltado para network e negociações. Tenho certeza de que em breve estaremos fechando bons negócios, porque trabalhamos em bloco, unidos”, destaca o presidente do Cipem, em referência à comitiva mato-grossense de dez empresários que participam do GLSTF. Blasius afirma que as indústrias mato-grossenses do setor florestal tem condições de aumentar a produção de matéria-prima, os volumes de vendas externas e obter maior receita. 

cipem china

Segundo o presidente do Cipem, a produção de madeira pode impulsionar o desenvolvimento econômico sem comprometer as florestas naturais. Neste sentido, a expansão dos planos de manejos florestais sustentáveis combinados às práticas de rastreamento de madeira garantem a origem responsável dos produtos madeireiros. “Mato Grosso tem potencial para conciliar o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental por meio da produção florestal sustentável”, enfatiza o presidente do Cipem. 

Atualmente a área total de manejo florestal em Mato Grosso abarca 4,7 milhões de hectares com possibilidade de expansão para 6 milhões (ha), acrescenta o presidente do Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF), Frank Rogieri, que também integra a delegação mato-grossense no evento internacional realizado no país asiático.

cipem china

Para os representantes do Cipem e do FNBF, o Fórum Global sobre Madeira Legal e Sustentável (GLSTF) é uma oportunidade de divulgar internacionalmente o potencial da indústria madeireira mato-grossense e brasileira. O setor florestal mantém produção ecologicamente correta, sustentável e renovável, extraindo a matéria-prima de planos de manejo florestais sustentáveis, sistema que envolve rigoroso controle da colheita apenas das árvores maduras, permitindo a regeneração arbórea e conservação das florestas. 

Em 2023, o Brasil é um dos 37 países com produção florestal que participam do Fórum Global sobre Madeira Legal e Sustentável (GLSTF). Entre as nações inscritas no fórum mundial estão Indonésia, Malásia, Congo, Suíça e França, todos da área de comércio internacional de madeira. 

O objetivo do Fórum Global sobre Madeira Legal e Sustentável (GLSTF) é aumentar o networking, a colaboração e o intercâmbio de negócios entre toda a cadeia de produção do setor madeireiro, incluindo produtores, compradores, processadores e demais agentes do mercado. Com isso, promover a gestão das florestas naturais, criar redes de abastecimento de produtos de madeira legal e sustentável e facilitar o uso consciente de produtos florestais num ambiente de negócios estável, transparente e previsível. Desta forma, contribuir para a sustentabilidade, desenvolvimento e mitigação das alterações climáticas.

Texto: Assessoria Cipem

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555