Manejo florestal é tema de concurso de redação na rede estadual de ensino - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso
aluna cipem
Yasmim Mougenot Reis Vasques, 1° lugar do concurso

Três alunas da Escola Estadual Francisco Alexandre Ferreira Mendes, no bairro Boa Esperança, foram premiadas em concurso de redação que abordou o tema ambiental com enfoque no manejo florestal sustentável. A iniciativa teve apoio do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem) em parceria com a Faculdade de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Mato Grosso (Fenf/UFMT) e a E.E. Francisco A. Ferreira Mendes.

O 2º Concurso de Redação do Cipem foi realizado em 2023 como atividade seqüencial ao lançamento do livro infanto-juvenil “Um dia de floresta”, de autoria da professora da Fenf/UFMT, Mariana Peres. Além de estimular a produção textual entre jovens estudantes, o projeto pretende disseminar informações sobre práticas ambientalmente corretas, incluindo o manejo florestal sustentável e sua importância para conservação da floresta nativa, explicou o presidente do Cipem, Ednei Blasius.

Participaram do concurso aproximadamente 60 estudantes do 8º ao 1º ano do Ensino Médio da E.E. Francisco A. Ferreira Mendes. As redações dos alunos foram avaliadas por uma comissão julgadora com expertise na área de manejo florestal sustentável.Foram observados os critérios de criatividade, fidelidade e compreensão do tema.

cipem
Ganhadores do concurso de redação do Cipem MT

Os textos dissertativos vencedores foram classificados em 1º, 2º e 3º lugares,sendo premiados com um smartphone, um tablet e uma bicicleta, respectivamente. O resultado foi divulgado na última sexta-feira (24). Foram escolhidos para a etapa final os textos de Yasmim Mougenot Reis Vasques, Juliana Vitória Souza Prestes e Karinny Luisa Ferreira, todas do 8º ano.

“Eu fiquei muito feliz. Não esperava ganhar,mas me dediquei muito para isso”, disse a estudante Yasmin, destacando a importância do tema e defendendo que seja compartilhado com outras pessoas. “Eu também não esperava esse resultado. Foi uma surpresa feliz”, acrescentou Juliana.

Diretor da E.E. Francisco A. Ferreira Mendes, Marlos Waldecleson Ferreira de Menezes, explica que o projeto de tema transversal desenvolvido na escola incluiu o concurso de redação, o lançamento do livro e sessão de autógrafos com a professora e escritora Mariana Peres. “Trabalhamos o tema manejo florestal e a conscientização sobre a importância de preservar e conservar o meio ambiente com todos os alunos, sendo que 60 estudantes se inscreveram no concurso de redação”, explica.

Texto: Assessoria/Cipem

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555