Com melhorias e avanços, Prodeic é renovado para 2024 - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso
vitória da indústria

O Conselho Deliberativo dos Programas de Desenvolvimento de Mato Grosso (Condeprodemat) aprovou nesta quarta-feira (29/11) o pedido da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) para a prorrogação dos benefícios fiscais do Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso (Prodeic) para 2024. Ao todo, são 22 segmentos industriais incentivados.

Presidente da Fiemt, Silvio Rangel, destacou a importância desta política pública para a industrialização do estado. “Mato Grosso está longe dos grandes centros consumidores e ainda enfrenta gargalos logísticos, por isso o Prodeic é tão importante para atrair e manter indústrias aqui. Com certeza, sem esses incentivos, muitas empresas poderiam optar outros estados para se instalarem”, afirmou.

Os segmentos incentivados são Indústria de Bebidas, Frigoríficos de Suínos; Indústria de Produtos de Borracha e de Material Plástico; Madeira; Fabricação de Móveis e seus Componentes; Indústria Metalmecânica; Indústria de confecção; Investe trigo; mineração; Laticínios; Artigos Ópticos; Couro; Fabricação de Vidro e de Produtos de Vidro; Fabricação de Produtos Têxtil; Reciclagem; Indústria Alimentícia de Origem Vegetal e Animal; Indústria de Máquinas, Equipamentos Industriais e Produto para Transporte; Indústria Produtos Químicos; Papel e Produtos de Papel; Biocombustíveis; Cervejas e Chopes Artesanais; Arroz em casca.

Conforme dados do Observatório da Indústria de Mato Grosso, o estado emprega hoje mais de 160 mil pessoas em cerca de 12 mil indústrias.

Além de manter os incentivos, o Condeprodemat também aprovou aumento ou alteração positivas no setor moveleiro, indústria de frigorífico suíno, bebidas não alcóolicas, reciclagem e importação de arroz para industrialização.

Também estavam presentes na reunião o vice-presidente da Fiemt e conselheiro suplente do Condeprodemat, Gustavo de Oliveira, presidente do Sindirecicle, Rodrigo Crosara, Diretores da Fiemt, Adilson Valera, Ulana Bruehmueller, Carlos Polaco Sabião, diretor executivo do Sindifrigo, Jovenino Borges.

Presidente do Sindicato da Indústria de Reciclagem do Estado de Mato Grosso, Rodrigo Crosara, destacou a importância econômica e social do Prodeic para Mato Grosso. "O Prodeic garante mais competitividade aos produtos locais, incentivando a expansão do setor e contribuindo para o desenvolvimento econômico da região. É fundamental que essa política pública continue sendo apoiada e nós temos visto uma sensibilidade grande do Governo apoiando essa pauta de aumento da competitividade das indústrias, o que significa desenvolvimento para toda a sociedade", afirmou.

Condeprodemat

O Condeprodemat é composto pelas Secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico, Casa Civil, Fazenda, Procuradoria Geral do Estado e representantes das Federações das Indústrias (Fiemt), Agricultura e Pecuária (Famato), e Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio).

Texto: Ana Rosa Fagundes

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555