Para Fiemt, cobrança retroativa de imposto da Energisa é indevida - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

solarA Federação das Indústrias de Mato Grosso (FIEMT) vem a público manifestar sua posição contrária à cobrança retroativa de ICMS realizada pela Energisa, referente ao período de setembro de 2017 a março de 2021, aplicada a clientes com Geração Distribuída de Energia (geração de energia solar e de outras fontes). A cobrança retroativa representa um ônus inesperado e significativo para as empresas e consumidores.

Para a Federação, a segurança jurídica deve ser preservada em todas as relações empresariais e os contribuintes não podem ser penalizados por interpretações fiscais posteriores que desconsiderem as condições vigentes à época dos fatos. Conforme o consultor jurídico da Instituição, Dr. Victor Maizman, os sindicatos industriais e indústrias podem ingressar com ação na Justiça questionando a cobrança.

Estamos comprometidos em buscar, junto às autoridades competentes, uma solução justa para esta questão, que não onere ainda mais as empresas e cidadãos do Mato Grosso. A FIEMT continuará a acompanhar o caso de perto e a defender os interesses legítimos de seus associados.

Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT)

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555