
Gustavo Pinto Coelho de Oliveira
Mandato: (2018 à 2022)Gestão
No mundo contemporâneo, a promoção do desenvolvimento sustentável é o grande objetivo das sociedades. Em um passado recente, a evolução do PIB era o grande termômetro da performance do desenvolvimento de qualquer região do planeta, mas esse conceito já está obsoleto. Discutir o desenvolvimento econômico sem considerar o meio ambiente e a qualidade de vida da população não leva ao completo aproveitamento do potencial de nenhum estado ou país.
Nesse contexto, o foco na exploração de produtos primários como grande fator de desenvolvimento econômico precisa ser superado. As nações mais prósperas do mundo compreendem que sua população ganha qualidade de vida quando a riqueza produzida é distribuída por toda a sociedade, em arranjos produtivos eficientes e competitivos. E em todo o mundo, a indústria é o grande motor desse arranjo social eficiente. Afinal, aonde quer que a indústria chegue, ela leva consigo a geração de empregos, a qualificação profissional, a distribuição de renda, o estímulo ao comércio e serviços locais, o aumento da arrecadação e o fomento à melhoria dos serviços públicos – com baixo impacto ambiental, desde que utilizadas as técnicas adequadas a cada atividade.
Tudo isso melhora a qualidade de vida das pessoas – e só podemos afirmar que uma sociedade alcançou um estágio mais avançado de desenvolvimento quando as pessoas estão contempladas em suas necessidades.
Em Mato Grosso, o Sistema Indústria atua de forma incansável, por meio da Fiemt, do Sesi, do Senai, e do IEL, promovendo a união do setor e desenvolvendo, em todo o estado, ações em áreas como educação, inovação, meio ambiente, saúde e segurança no trabalho, qualificação profissional e pesquisas, sempre com foco no aumento da competitividade da nossa indústria.
Essa atuação tem como base fundamental os 38 sindicatos empresariais filiados à Fiemt, que representam os setores da indústria em todas as regiões de Mato Grosso e são os responsáveis por trazer as demandas das empresas ao centro das nossas discussões. Neste estado tão extenso, nossas unidades fixas e móveis garantem a resposta às demandas de maneira eficiente e eficaz, acelerando o processo de desenvolvimento de nossas indústrias.
Nossos desafios são grandes. Mas temos uma diretoria muito engajada e um time de gigantes para enfrentá-los! Com estratégia, planejamento, organização e muito envolvimento, nossa indústria vai crescer e contribuir para que Mato Grosso seja não apenas um dos estados mais ricos do país – mas também o melhor estado para se viver.
Onde tem indústria, tem desenvolvimento.