Projeto de empreendedorismo estimula criatividade e esforço de estudantes no Sesi Escola VG - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Projeto de empreendedorismo estimula criatividade e esforço de estudantes no Sesi Escola VG

07/10/2019 - 13h32

Uma noite de muita diversão e aprendizado. Assim foi a sexta-feira (05/10) para cerca de 57O estudantes do Sesi Escola Várzea Grande, quando a comunidade escolar se reuniu para conferir a Feira Empreendedora - resultado do trabalho desenvolvido, durante todo o ano letivo, no projeto JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos), que é realizado em parceria com o Sebrae.

O público pode conferir os produtos e serviços oferecidos pelas turmas, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio, como sachês perfumados, velas decoradas, temperos e plantas aromáticas, peças de decoração, bancos e mesas produzidas com pneus, brinquedos de materiais recicláveis, papelaria, além de muitas opções no ramo da gastronomia.

Julia Silva Rocha, de 7 anos, e sua turma, do 1º ano A, desenvolveram máscaras para dormir com ervas medicinais e biscoitos de polvilho, comercializados em potes de vidros decorados. Para ela o projeto foi importante para que as crianças entendessem a importância do planejamento. “O que mais gostei foi vender nossos produtos e atender aos clientes”.

Uma das barracas mais coloridas e atrativas era a do 3º ano B, que colocou à venda brinquedos ecológicos, produzidos a partir de materiais recicláveis, com como garrafa pets, lata de leite em pó, caixas de leite e de papelão. “A disciplina é muito legal. Foi divertido aprender e fazer juntos os brinquedos”, afirmou Isabel Siebert, de 9 anos.

Já a praça de alimentação se manteve movimentada a noite toda. Com oferta de lanches, refeições e sobremesas, os estudantes agradaram o público com picolés, biscoitos, bolos e doces, comida regional, sucos naturais, salgadinhos e espetinhos, entre outros.

José Augusto Jordão, 11 anos, do 5º Ano, foi um dos ‘sócios’ na empresa de hot-dog. Animado, o jovem destacou que trabalhar em grupo foi o maior desafio do projeto. “Precisamos dialogar muito, tomar decisões em conjunto. A disciplina preparar o estudante para lidar com diferentes tipos de pessoas, além de desenvolver a capacidade de resolução de conflitos”, apontou.

Para a professora de Empreendedorismo dos 4º e 5º Anos, Laís Alcântara, o empreendedorismo é uma atitude e um conjunto de práticas que são ensinados na escola e que o evento é resultado do longo trabalho de preparação dos estudantes. “Trabalho em equipe, incentivo às ideias criativas e à inovação, melhor compreensão de responsabilidade e estímulo ao comprometimento e à persistência são alguns dos pontos de destaque”.

A educadora lembra ainda que a destinação do lucro que a turma alcança com as vendas dos produtos também é definida em conjunto. “Pode ser um dia de diversão, um passeio, uma sessão de cinema. Eles são os donos da empresa, portanto, são os responsáveis pela administração e investimentos”.

Responsabilidade social

Adriana Coutinho Lopes, professora que ministra as aulas de empreendedorismo para as turmas de 6º ao 9º ano, assinala que com o projeto é possível desenvolver nos estudantes o desejo e as características para ser um empreendedor. Ela conta que, um fator importante dentro do empreendedorismo é a responsabilidade socioambiental, e que por isso, neste ano, a opção dos estudantes de 6º ao 9º anos foi desenvolver ações sociais. Os jovens realizaram, durante o ano, uma campanha de doação de alimentos, produtos de limpeza e de higiene pessoal e uma manhã de convivência com 60 moradores do Lar dos Idosos São Vicente de Paulo, em Várzea Grande.

“Fizeram algo de grande valor para essas pessoas, que é amor, o carinho, a doação. Acredito que esses estudantes conseguiram perceber a importância de atitudes como essas. No momento da visita, pudemos verificar como eles se doaram”, se alegra a educadora, ressaltando que as turmas contaram ainda com a doação de 80pijamas para os idosos, fornecidos pela empresa Stamp.

A coordenadora pedagógica da Educação Infantil ao 5º ano e do projeto JEPP, Marlene Rosa Pereira, esclarece que o projeto é desenvolvido de forma interdisciplinar, englobando todas as disciplinas, como matemática, redação e português.
“É muito gratificante ver o resultado, que envolve não só os estudantes, mas também os professores, direção e os pais – que são grandes parceiros. As crianças ficam animadas muito animadas, e é um aprendizado para a vida, que reflete no desenvolvimento da autoconfiança e no senso de liderança”, atesta.

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