Sesi Escola: Aula de campo reforça importância da educação ambiental
Alunos dos primeiros anos do Novo Ensino Médio do Sesi Senai Cuiabá participaram na manhã desta quarta-feira (02/10) de uma aula de campo na Unidade de Conservação Tote Garcia (Horto Florestal), na Capital. Acompanhados por professores, os estudantes conheceram as trilhas interpretativas e realizaram uma verdadeira imersão biológica no ecossistema presente no local.
Com espécies que englobam os quatro biomas, o Horto abriga árvores da floresta amazônica, mata atlântica, pampas do sul e outras plantas que não pertencem à fauna e flora brasileira, como a Flamboyant, nativa da África. Em se tratando de animais, a unidade conta com saguis, capivaras, cotias, macacos da noite (considerados animais raros), alouattas – também conhecidos como bugios –, entre outros.
O aluno Vitor Noel relata que o que mais me chamou a atenção foi a preservação, a história do lugar e a variedade da fauna e da flora e como os animais tiram proveito dos recursos. “É incrível a capacidade de adaptação, evolução e trocas de favores que as plantas têm com o meio e os animais presentes no ambiente. É muito interessante esse tipo de método de conhecimento, de irmos ao local e realmente conhecermos suas diversidades e a capacidade medicinais que as plantas propõem, não somente para os animais, mas também para nós”.
O jovem destaca ainda que desfrutar da natureza de todas as formas possíveis é um privilégio. “Os recursos estão, cada vez mais, escassos, por causa dos maus cuidados que temos com o nosso planeta, e isso serve de alerta para nosso dever se preservar e ajudar a nossa natureza”.
A professora de Ciências da Natureza Cássia cristina Barbueno ressalta que o local é um laboratório natural, portando, ideal para as aulas práticas. “A educação ambiental pode oferecer ao aluno entender a importância que o meio ambiente possui para a manutenção do equilíbrio dinâmico dos ecossistemas”.
A educadora afirma ainda que, com ações como estas, o Sesi e Senai MT possibilitam ainda que os jovens construam seus próprios conhecimentos a partir de suas vivências e reflexões, “Despertando para a necessidade de agir no seu ambiente, no sentido de conservá-lo”, finaliza.
Confira a galeria de fotos Aqui.