Espetáculo de música e Libras do Sesi Escola encanta adultos e crianças - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Espetáculo de música e Libras do Sesi Escola encanta adultos e crianças

27/09/2019 - 17h18

O Teatro Zulmira Canavarros estava lotado de pais, familiares e professores das unidades do Sesi Escola de Cuiabá e Várzea Grande, na noite de quinta-feira (26). Todos com olhos atentos e celulares apontados para o palco para não perderem um só momento do espetáculo ‘Era uma vez - Cenas de uma vida cotidiana’, encenado pelos grupos Sesi Orquestra e Sonata das Mãos – grupo que traduz na língua brasileira de sinais (Libras) as músicas do repertório cantado.

A noite especial marcou o encerramento das atividades principais dos projetos no ano letivo – com um concerto de gestos e sons, que enalteceu a diversidade e a pluralidade de expressões artísticas, fruto da produção e criatividade dos 150 estudantes integrantes das duas iniciativas.

A funcionária pública Michelle Lorna Silva Schafer era só orgulho e emoção, afinal a filha, aluna do 2º ano do Ensino Fundamental, da unidade de Várzea Grande, Maria Edith, de 7 anos, toca violino e também integra o Sonata das Mãos.

“Percebo que as crianças se desenvolvem mais culturalmente e ficam mais desenvoltas. Minha filha passou a ter uma afinidade maior com a música, um senso mais apurado, além disso, passou a entender a questão da deficiência auditiva com mais empatia”.

De acordo com a mãe, a menina também apresentou melhorias no aprendizado. “Acredito que a arte seja facilitadora do processo de ensino-aprendizagem e instrumento que tem um grande poder de tornar a escola um ambiente mais receptivo e alegre”, aponta.

Maria Edith, que pretende ser médica e violinista, também aprovou o resultado do concerto. “Eu achei muito legal. Toquei violino e acho que me saí bem”, declarou timidamente.

Outra aluna Cassiane Silva Reis, de 13 anos, do 8º ano B, da unidade de Cuiabá, foi convidada especial para se apresentar juntamente com o grupo de Libras – do qual foi integrante até o ano passado. “Eu adorei o espetáculo. Eu gosto bastante de participar porque o projeto já é bem conhecido e as pessoas esperam por ele o ano todo”.

Também funcionária púbica, Márcia Costa era outra mãe que não escondia o orgulho que sentia do filho, João Francisco, 14 anos, do 9º ano do Sesi Escola Cuiabá. O adolescente, que é autista, toca violão na Orquestra e tem apresentando grande evolução no processo de ensino-aprendizagem, segundo ela.

“A descoberta da música na vida dele foi um fator importantíssimo. Está contribuindo muito com o aprendizado e na melhoria do comportamento e sociabilidade”, afirma a mãe, ressaltando que o filho, que frequenta o Sesi Escola desde os quatro anos, é um ótimo instrumentista e muito dedicado.

Multilinguagem

Este é o terceiro ano consecutivo que o Sesi Escola Mato Grosso realiza um concerto neste formato de multilinguagem, unindo Libras e orquestra.

O professor Fernando Pereira, coordenador do projeto de Música da instituição, destacou que o evento, por ser mais longo, exige mais empenho e dedicação de todos os envolvidos. “É um grande desafio, mas, particularmente, estou muito feliz com o resultado alcançado”.

O regente destaca ainda que o espetáculo é um excelente momento para se socializar, dançar, brincar e descontrair, reunindo famílias, estudantes e profissionais da educação.

Confira a galeria de fotos Aqui.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555