Alunos de robótica do Sesi Escola têm semana de intensa programação
A semana foi agitada e repleta de novos conhecimentos para os estudantes da disciplina de robótica das três equipes do Torneio First Lego League (FLL), das unidades do Sesi Escola Cuiabá e Várzea Grande. A programação incluiu tarde de pesquisas, palestras e roda de conversa, além de participação e exibição de robô e manobras em evento de tecnologia.
Na segunda-feira (16) a equipe Young Creators, de Várzea Grande, recebeu engenheiro civil Cezário Siqueira, para uma manhã cheia de compartilhamento sobre o projeto de Inovação.
Na quarta-feira (16), as equipes Brotherhood, da unidade de Cuiabá, e Young Creators, de Várzea Grande, e Brother Creators, das duas unidades, tiveram uma tarde de pesquisa com o tema Cidade Inteligente e Sustentável. A atividade contou com uma roda de conversa com o arquiteto urbanista João Lucas Lacan - bioarquiteto na empresa Lacan - Laboratório de Permacultura e Bioconstrução – que abordou soluções sustentáveis na área da arquitetura e construção.
A programação incluiu também atividade com a psicóloga Nádia Pécora, uma das treinadora das equipes na parte de Core Values – item que avalia valores como trabalho em equipe e espírito colaborativo entre os participantes do grupo no FLL.
Dando continuidade à agenda, na quinta-feira (17), os componentes da equipe Brother Creators receberam o analista de sistema Nascimento Junior, do canal no YouTube Arduino Brasil, que falou sobre o uso de tecnologia de identificação por radiofrequência (RFID). Na ocasião, a equipe relatou suas ideias sobre o projeto de inovação e foi orientada pelo convidado sobre melhorias para a introdução de seus projetos.
Já nesta sexta-feira (20), na unidade do Sesi Escola Cuiabá, foi realizada uma integração entre os técnicos de Design Robô, Carlos Eduardo, de Young Creators e Brother Creators, Mara Tereza, e Brotherhood e Brother Creators, Edynei Brito compartilharam experiências entre programação, estratégias e desenvolvimento do robô.
Além disso, entre os dias 16 e 18, a equipe Brotherhood marcou presença na IV Exposição de Soluções Administrativas e Tecnológicas (Exposat), realizada pela Faculdade de Administração e dos cursos Tecnólogos da Universidade de Cuiabá (Unic) da Beira Rio. O grupo apresentou o robô baseado na tecnologia Lego Mindstorm, programado para cumprir uma série de missões, e chamou a atenção do público.
Competências
A coordenadora de Educação e Cultura do Sesi Mato Grosso, Cintia da Silva, explica que a robótica contribui com o desenvolvimento de competências fundamentais, oferecendo ao aluno a oportunidade de vivenciar na prática conceitos de engenharia, física, matemática e design.
“O objetivo é desenvolver o raciocínio lógico, analítico e crítico, estimulando a criatividade, trabalho colaborativo e habilidades de pesquisa científica. Os estudantes colocam a mão na massa para construir protótipos, criar hipóteses e analisar resultados. Neste aspecto, a palavra de ordem para o sucesso das equipes é compartilhamento, trabalho em equipe. Por isso, a importância de ações como estas realizadas durante a semana nas unidades”.
Maria Júlia Griggi Rondon, 13 anos, do Sesi Escola Cuiabá é uma das integrantes da equipe Brotherhood – composta ainda por Caio Pompeo, Natally Cristina, Maria Cecília, Henrique Arantes e Leonardo Dias. A jovem ressalta que, a cada dia, os grupos estão empenhados e desenvolvendo os projetos, tanto como o de pesquisa, quanto o design e programação.
Participando da disciplina desde 2016, ela concorda que a integração das equipes é um fator imprescindível dentro da robótica. “Muitas equipes de fora se veem como rivais, e isso implica muito no nosso desenvolvimento pessoal e coletivo, principalmente dentro da FLL”.
O colega Henrique Arantes, 13 anos, reforça as palavras da companheira de equipe. “Todas as atividades proporcionaram grande aprendizado e também o contato com outras pessoas, melhorando o nosso potencial”, frisa.
A gerente de ensino do Sesi Escola Cuiabá, Alessandra Marangoni, destaca que a disciplina de robótica faz parte da grade curricular da instituição, e que o ingresso das equipes no torneio, com suas atividades diárias, vem construindo ações de compartilhamento importante para o processo. “As equipes estão evoluindo cada vez mais, e essa atitude demonstra o crescimento das unidades escolares neste quesito. Além disso, são oportunidades de divulgação e prática das soluções de problemas que a metodologia exige”.
Confira galeri de fotos Aqui.