Performance de robô e equipe de robótica do Sesi Escola atraem público em exposição tecnológica - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Performance de robô e equipe de robótica do Sesi Escola atraem público em exposição tecnológica

19/09/2019 - 16h15

Com demonstração sobre programação, robotização e design, a equipe Brotherhood, do torneio de Robótica First Lego League (FLL) da unidade Sesi Escola Cuiabá, chamou a atenção de quem passou pela IV Exposição de Soluções Administrativas e Tecnológicas (Exposat). O evento, realizado pela Faculdade de Administração e dos cursos Tecnólogos, no pátio da Universidade de Cuiabá (Unic) da Beira Rio, entre os dias 16 e 18 de setembro, reuniu estudantes e visitantes em torno de palestras, apresentação de cases e a exposição de produtos criados pelos acadêmicos.

Num contexto que aliou a introdução ao mundo da ciência e tecnologia com diversão e estímulo ao raciocínio, a equipe, composta por seis estudantes e liderada por dois professores da unidade, apresentou o robô baseado na tecnologia Lego Mindstorm, programado para cumprir uma série de missões.

A coordenadora da Unic Marizete Rodrigues da Costa Borges afirma que o público e os estudantes da instituição ficam encantados em receber a equipe de robótica do Sesi. “O que chama a atenção é que são crianças, tão pequenos e já trabalham com a ideia de modernidade. A robótica está no mercado fazendo a diferença. Ficamos satisfeitos e somos gratos pela participação deles”.

A professora destaca que a parceria já se estende há três anos e que o conhecimento que os alunos do Sesi levam ao evento é muito importante para o crescimento intelectual e moral dos universitários. “Essas crianças e adolescentes têm grandes valores, que nos encantam”.

Ela lembra que a Exposat tem como objetivo despertar no aluno a visão crítica e empreendedora. Além de colocar em prática as disciplinas ensinadas em sala de aula.

Uma das visitantes da feira que aprovou a iniciativa foi a comerciária Janaína Pinho Alves, mãe do pequeno Nycolas Kennedy, de 7 anos. Eles tomaram conhecimento sobre a participação dos alunos do Sesi com o projeto de robótica por meio da irmã de Janaína, que é aluna da universidade.

“Meu filho é muito inteligente e adora tecnologia, quando ela falou do projeto, ele ficou muito interessado. Fomos ao evento para conhecer e ver como funciona para participar”, conta a mãe orgulhosa, ressaltando que o projeto é um grande atrativo da escola para as crianças e jovens.

Novas experiências

A técnica de Equipes de Robótica e F1 In Schooll do Sesi Escola, Mara Tereza Farias, destaca que o processo de compartilhamento fora da unidade escolar é muito importante para as equipes de robótica FLL – composta por do estudantes do fundamental II, com idades entre 12 a 13 anos.

"Essas oportunidades desenvolvem nos estudantes a comunicação, possibilita o contato com o público e a troca de experiências com diversos profissionais. Tudo isso, contribui para o processo de ensino aprendizagem”.

Segundo ela, são em momentos assim que os conhecimentos administrados em sala de treinamento, envolvendo as áreas da FLL - Projeto de Inovação, Desing Robô, Programação e Core Values, são testados. “Como técnica e professora sinto muito orgulho dos pequenos sonhadores tecnológicos", finaliza.


Confira galeria de fotos Aqui.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555