Mais de 900 estudantes de MT buscam conclusão dos estudos com projeto Reconhecimento de Saberes do Sesi
Morador de Rondonópolis (216 km de Cuiabá), o eletricista Diney Raul Pereira, 22 anos, vislumbrou no projeto Reconhecimento de Saberes da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Serviço Social da Indústria (Sesi-MT) a oportunidade de concluir seus estudos, interrompidos ainda na adolescência, e desenvolver suas competências e habilidades, além de aumentar as chances de sucesso no mercado de trabalho em que atua.
“Muitas portas foram fechadas por eu não ter concluído o ensino médio na idade própria. Depois de perceber que poderia agregar conhecimento e melhorar meu currículo, procurei o Sesi para finalizar os meus estudos e não perder mais as oportunidades que surgirem para mim”, afirma.
Assim como Diney, cerca de 930 jovens e adultos acabam de retornar às salas de aula graças ao projeto desenvolvido pelo Sesi nos polos de Rondonópolis, Cáceres, Sinop e Várzea Grande. Os estudantes das novas turmas lotaram os auditórios das unidades nas aulas de acolhimento que ocorreram, simultaneamente, nos quatro polos no dia 9 de setembro.
De acordo com a coordenadora de Educação e Cultura do Sesi MT, Cintia da Silva, a metodologia desenvolvida na EJA do Sesi tem se revelado exitosa. “A iniciativa identifica os conhecimentos que o aluno já domina para partir daí, desenvolver as competências que ele ainda não adquiriu”.
Ela ressalta que reconhecer conhecimentos conquistados ao longo da vida é o grande diferencial da metodologia do Sesi. Para isso, os alunos respondem questionários ligados às competências e habilidades de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Linguagens e Códigos. Em seguida, compartilham o que responderam com todos. O próximo passo é a avaliação.
Caso alguma competência não tenha sido reconhecida pelos educadores, o aluno assistirá mais aulas da área específica. “Além da identificação, validação e certificação das competências e habilidades desenvolvidas nas experiências de vida, o método, aprovado pelo Conselho Nacional de Educação, propicia ainda melhoria da autoestima destas pessoas, redução da evasão escolar e a conclusão do curso em menor tempo”, finaliza.
Matrículas abertas
As unidades do Sesi estão com matrículas abertas para novas turmas, com início das aulas em fevereiro de 2020.
Para se inscrever, basta o interessando apresentar cópia do RG e CPF; histórico escolar original e cópia da carteira de trabalho (identificação do trabalhador e registro da empresa).
Trabalhadores da indústria e dependentes podem cursar a EJA gratuitamente.
Mais informações:
Sesi Várzea Grande: Avenida Dom Orlando Chaves, 1086, Cristo Rei. Tel: (65) 3685-2311
Sesi Cáceres: Rua da Maravilha, 1595, Cavalhada. Tel: (65) 3222-1216
SESI Sinop: Rua dos Jacarandás, 31.000. Tel: (66) 3531-3611
Sesi Rondonópolis: Av. Presidente Médici, 4391, Vila Birigui. Tel: (66) 3302-0000.