Seminário vai discutir o impacto dos impostos na conta de energia
“O impacto dos impostos e do desconhecimento” é o tema o X Seminário de Energia que será realizado de 26 a 28 de agosto, na sede do Sistema Fiemt, em Cuiabá. O evento organizado pelo Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso (Sindenergia) contará com palestrantes renomados, autoridades, empresários e profissionais da área para debater temas importantes do setor elétrico mato-grossense e brasileiro.
“Convidamos diversos especialistas para apresentarmos à sociedade os reais motivos que impactam o alto preço da energia, principal insumo do setor produtivo”, afirma o presidente o Sindenergia, Eduardo Oliveira. Também serão abordados temas como o mercado de energia, o alto preço da tarifa, armazenamento de energia, biomassa e política ambiental.
A abertura do seminário será no dia 26, às 19h30, com palestra magna do secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Hélvio Guerra. Ele abordará sobre “O planejamento energético brasileiro e seus reflexos em Mato Grosso”. Estarão presentes o presidente do Sistema Fiemt, Gustavo de Oliveira, e o vice-presidente da Frente Parlamentar das PCHs, senador Wellington Fagundes.
O segundo dia do evento (27) começa às 8h30, com palestra sobre abertura do mercado de energia, com o presidente da Associação Brasileira de Geração de Energia Limpa (Abragel), Charles Lenzi. Logo após, às 9h20, o diretor da Electra Energy, Edvaldo Santana, falará sobre “A razão para uma tarifa tão elevada”.
Às 10h30, será a vez do presidente da Associação Brasileira de Armazenamento e Qualidade de Energia, Carlos Augusto Leite Brandão, ministrar palestra sobre “Os desafios do armazenamento de energia”. As atividades da manhã terminam com mesa-redonda mediada pelo vice-presidente do Sindenergia, Carlos Avalone.
No período vespertino, a palestra “Mais eficiência na geração Hidro e Térmica” reabre os trabalhos, às 14. Ela será ministrada pelo engenheiro Rodrigo Knool, da empresa WEG, que é especialista em geração e automação. Na sequência, o presidente da Sociedade Brasileira de Planejamento, Ivo Leandro Dorileo, falará sobre “Biomassa no futuro da matriz energética”. A última palestra da tarde, às 16h, será proferida pela secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti. Ela apresentará a política ambiental brasileira e seus reflexos em Mato Grosso, seguida de mesa-redonda.
Como em todos os anos, minicursos são realizados no terceiro dia do seminário, simultaneamente, às 8h. Dessa vez, os temas trabalhados serão tecnologias em turbinas e preço de energia no mercado regulado. O evento termina com visita técnica ao Centro de Operações da Energisa.
O X Seminário de Energia é organizado anualmente pelo Sindenergia, em parceria com a Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), Atiaia Energia, Brennan Energia, Eletron Energy, Energisa MT, Oeste Solar, Plastibras, Sinop Energia, Trael, Vetorlog e Weg. As inscrições são gratuitas, mas limitadas. Clique aqui e se inscreva!