Conheça o perfil dos palestrantes da 1ª edição do TEDx Senai Cuiabá
Com a temática ‘Em Movimento’, a 1ª Edição do TEDx Cuiabá promete uma verdadeira imersão no universo da tecnologia e da inovação. Serão seis palestrantes de renome nacional e internacional, cada um com apenas 18 minutos para abordar temas complexos como a revolução nos meios de comunicação, a educação, a inclusão social, a indústria e outros temas importantes para a economia e sociedade do futuro. Afinal, estamos realmente preparados para tantas mudanças?
O evento será no próximo dia 17 de agosto, a partir das 13h, com o credenciamento dos participantes, na recepção do Cento de Eventos do Senai Cuiabá. O evento é limitado a 100 pessoas e os ingressos estão sendo vendidos pela plataforma Sympla – Acesse Aqui.
Veja o perfil dos palestrantes:
1 – Ofir Schlam
O CEO da Taranis, Ofir Schlam, é um agricultor de quarta geração. Criado em Israel, ele vem de uma família de produtores de algodão e trigo. Graduado em matemática e ciência da computação, serviu em uma unidade de elite tecnológica do governo, no qual liderou diversos projetos tecnológicos inovadores.
Pelo desempenho apresentado, ganhou o mestrado em criptografia aos 22 anos de idade. Gerenciou um departamento de pesquisa e desenvolvimento (P & D) de 15 engenheiros de software. Junto aos seus três co-fundadores, deu início a Taranis, em 2015, com a missão de ajudar os agricultores a proteger suas plantações com mais eficiência. Atualmente ele é CEO da empresa, que está na lista da Forbes como uma das 25 startups mais inovadoras do mundo no ramo de AgriTech.
Taranis é considerada a empresa de soluções por imagens mais abrangente para agricultura no mundo, pois combina todas as fontes de constelação de satélites com análises, junto a mais ampla rede de aeronaves tripuladas. A empresa utiliza mosaicos de campo multiespectral e imagens únicas em nível de folha.
>> Ele vai falar sobre a revolução nos meios de comunicação, sistemas cibernéticos e tecnologias para a cidade e o campo.
2 - Carlos Pereira
Co-fundador da Livox, uma empresa que desenvolve tecnologias assistivas, Carlos Pereira é um verdadeiro exemplo de como transformar a dor em uma oportunidade para ajudar outras pessoas. Em busca de melhorar a comunicação com a filha Clara, com paralisia cerebral, ele criou um aplicativo que permite autonomia na comunicação a qualquer pessoa com deficiência no processo da fala, como autismo ou paralisia cerebral.
Com essa proposta, o Livox tem contribuído para que milhares de pessoas de diversos países possam ter uma melhor qualidade de vida, fazendo a inclusão acontecer. O Livox foi eleito pela ONU, em 2015, o melhor aplicativo do mundo.
>> Ele vai abordar sobre como as novas tecnologias podem contribuir ainda mais nas relações sociais nos próximos anos.
3 - Cassiano Zeferino
Cassiano é pós-doutor em Inovação na Educação em Engenharia. No Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), foi responsável pela criação das Salas Inteligentes e pela concepção do Laboratório de Pesquisa em Educação Científica e Tecnológica (LPECT/ITA). É fundador da Laborciencia editora (1989), do Instituto para a Formação Continuada em Educação – IFCE (1999) E Instituto Galileo Galilei para a Educação (IGGE).
É autor e titular responsável pelo programa ‘Gestão e Docência com Inovação em Educação’, fundamentado no modelo da Educação 4.0.
A Educação 4.0 consiste em uma abordagem teórico-prática avançada para a gestão e docência na educação formal que vem demonstrando, por evidência de pesquisas de base científica e tecnológica, seu potencial transformador e inovador para as instituições de ensino.
4- Suenia Sousa
Engenheira Civil com especialização em Inovação com foco em Edificações Sustentáveis, Suenia Cordeiro de Sousa foi a responsável pela construção do prédio sede do Centro Sebrae de Sustentabilidade, em Cuiabá. O local foi projetado e construído como um laboratório vivo de práticas sustentáveis e possui certificação internacional Breeam in Use, nível Excellent e Procel Edifica nível A, sendo reconhecido como o prédio em uso mais sustentável da América Latina.
Como gerente do Centro Sebrae de Sustentabilidade, é responsável por captar, gerar e difundir conhecimentos e práticas sustentáveis e inovadoras para apoiar o atendimento dos pequenos negócios em todo o Brasil.
>> Ela vai apresentar as perspectivas e prioridades para um crescimento social mais sustentável.
5 – Gustavo de Oliveira
Gustavo de Oliveira é natural do Rio de Janeiro. Graduado em Engenharia Civil, pós-graduado em Gestão Empresarial e em Fusões e Aquisições de Empresas, além de ter especialização em Geotecnia. É empresário do ramo da mineração e de transportes, com vasta experiência em Gerência Industrial, Geral e Diretoria de Operações.
Atualmente, é o presidente do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), além de desempenhar os cargos de Presidente do Conselho Regional do Sesi e Senai de Mato Grosso e de diretor na CNI desde 2018. Preside também o Conselho Temático de Desenvolvimento Industrial Regional Fiemt (CODIR) e o Conselho Temático de Desenvolvimento Econômico Fiemt (CTE).
>> Ele vai falar sobre as características dos gestores do futuro e do uso correto das habilidades naturais, alinhadas às necessidades emergentes.
6 - Flávia Costa
Formada em Tecnologia e Administração e especialista em Digital, Flávia Costa é pioneira em Desenvolvimento Web e Social Media Marketing no estado de Mato Grosso. Atualmente é CEO da Webflavia Agência Completa. Ela transformou a empresa na única agência Google Partner do estado. Em 2012, uniu on line e off line, tornando a Webflavia primeira agência completa, antecipando o conceito one line.
>> Ela vai falar sobre ‘Mulheres e Futuro’, o papel feminino frente às principais mudanças que estão ocorrendo através das tecnologias emergentes.