Diálogo Industrial com empresários discutiu mais produtividade em tempos de crise
Com a presença de empresários de diversas áreas de atuação, foi realizado na Casa da Indústria de Rondonópolis o Diálogo Industrial. Evento promovido pela Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), em conjunto com os Sindicatos Patronais das Indústrias da Região Sul.
Com o objetivo apresentar e discutir conceitos e exemplos de processos produtivos que permitam produzir mais com menos, o palestrante Marcos Yoshikazu Kawagoe profissional com mais de 26 anos de experiência profissional, com passagens pelas empresas Accenture, Embraer e Saint Gobain destacou três importantes pilares para se chegar patamar, que é realizar os processos produtivos em menor tempo, produzir mais e com menor custo possível. “É possível aumentar a produtividade sem depender do governo, mas claro levamos em conta o impacto externo, mas tem muita coisa dentro da empresa ou fabrica que o empresário pode realizar com aplicação de técnicas, mudando a cultura e a liderança, ele consegue diminuir custo aumentando a produtividade e a eficiência da empresa”, explicou.
A principal mudança para Marcos Yoshikazu passa pela gestão do negócio, o empresário segundo ele sair da zona de conforto e mudar alguns processos fazem toda a diferença. “O empresário meche em algumas ferramentas, como na área financeira, mas não intervém tanto na fábrica onde percebemos muito desperdício na parte de movimentação dos matérias e dos operadores, na produção em si, o que acarreta o aumento do custo e deixando o processo mais longo”, finalizou.
O diálogo Industrial contou coma a participação de associados do Sindicato das Indústrias da Alimentação da Região Sul do Estado de Mato Grosso (Siar Sul MT), Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Rondonópolis e da Região Sul de Mato Grosso (Sindimec Sul MT) e Sindicato das Indústrias da Construção da Região Sul do Estado de Mato Grosso (Sinduscon Sul MT).