Sesi Rondonópolis lança plataforma de gestão para Saúde e Segurança dos trabalhadores
A prevenção de acidentes de trabalho, de doenças ocupacionais e o cumprimento das obrigações legais estão entre as grandes preocupações das indústrias, sejam elas de pequeno ou grande porte. Mas, gerir esses dados é um verdadeiro desafio. Esse é o objetivo do Sesi Viva Mais, a nova plataforma de gestão de Saúde e Segurança do Trabalho (SST), lançada pelo Sesi MT nesta quinta-feira (04/04), no auditório do Senai Rondonópolis. Inscrições Aqui.
O evento contará com a palestra ‘eSocial e seus impactos na gestão de Saúde e Segurança no Trabalho’, com a consultora em pré-auditoria de Recursos Humanos, Fernanda Saravy, instrutora do curso de cálculos trabalhistas. A apresentação da plataforma Sesi será realizada pelo gerente do Sesi Rondonópolis, Sidiney Rossa.
Dados levantados pela Previdência Social e pelo Ministério do Trabalho revelam um custo de até R$ 40 bilhões por conta de afastamentos, doenças e acidentes de trabalho. O novo sistema visa promover um ambiente de trabalho seguro e saudável, que facilite o cumprimento das obrigações legais, reduza esses custos e aumente a competitividade das indústrias.
A plataforma Sesi Viva Mais é um ambiente digital que centraliza os dados de saúde e segurança e o estilo de vida do trabalhador da indústria. Dessa forma, é possível gerar informações estruturadas e qualificadas, além de estudos epidemiológicos que deverão alimentar as informações exigidas pelo eSocial, facilitando assim o cumprimento da legislação.
O eSocial deverá fiscalizar 100% das empresas de forma virtual e direcionada, como no modelo do imposto de renda, por auto declarações. “É uma nova era para a gestão de SST. É o último projeto do governo relacionado ao SPED Fiscal. Não é trivial e nem simples, vai expor as empresas a muita insegurança jurídica, porque tem uma tecnicidade muito forte no cumprimento legal dessas obrigações. E o Sesi tem o melhor preparo e maior capacidade técnica e de tecnologia para poder dar suporte às empresa”, afirmou o gerente executivo de saúde e segurança na indústria do Sesi Nacional, Emmanuel Lacerda.
Sidiney Rossa diz que a plataforma vem para mudar o modelo de negócio do Sesi e contribuir para que as indústrias consigam fazer gestão e melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, além de promover ações para diminuir os acidentes de trabalho. “Através da plataforma Sesi Viva Mais, os empregadores e gestores de RH terão a possibilidade de tomar decisões mais assertivas”.