Sindicatos participam de oficina para aprimorar comunicação com as indústrias
Desenvolver uma comunicação assertiva para melhorar o relacionamento entre sindicatos e as empresas associadas foi o objetivo da oficina realizada para presidentes, dirigentes e executivos sindicais nesta quinta-feira (28/03), na sede da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), em Cuiabá.
A capacitação foi ministrada pelo psicólogo e coach Arthur Rocha Azevedo, que abordou diversos tópicos como a importância do processo de comunicação, mensagens verbal e não verbal, escuta ativa, feedback e relações interpessoais, dentre outros temas. “Um bom comunicador não é aquele que só fala bem, mas que sabe ouvir e captar o sentimento da mensagem transmitida. Tudo começa na escuta”, explicou Azevedo.
Segundo o facilitador, para levar soluções para as indústrias, o sindicato precisa conhecer as demandas dos empresários, mas, para isso, é necessário ouvi-los. E, para aprender como ouvir melhor e desenvolver argumentação com foco na necessidade do outro, foram realizadas diversas atividades em grupos.
Para os participantes, foi uma excelente oportunidade para compartilhar experiências e aprender técnicas que vão ajudar no relacionamento diário entre os sindicatos e os associados. “Foi um debate bastante construtivo que, certamente, ajudará nossa gestão, tanto na defesa dos interesses do segmento como na busca de novos associados”, declarou o presidente do Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Mobiliário do Estado de Mato Grosso (Sindimóvel-MT), Ayres Santos.
A oficina é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) em parceria com as federações de indústrias e Sebrae.