Saiba o que é preciso para descomplicar o acesso ao crédito - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Saiba o que é preciso para descomplicar o acesso ao crédito

15/02/2019 - 07h22

“A partir do momento que o empresário tem informação, ele consegue mais respeito do gerente”, afirmou o especialista em crédito e cenários estratégicos empresariais, Floriano Kruly Neto, que ministrou a palestra ‘Financiamento Descomplicado’. O encontro, realizado pela Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), ocorreu na noite desta quinta-feira (14/02), em Cuiabá.

De acordo com o consultor, para descomplicar o crédito é preciso, primeiramente, verificar a real necessidade dele e se não há alternativas além do financiamento. Na sequência, caso seja exigido, providenciar um projeto elaborado por profissional qualificado. Ele aconselha pesquisar a melhor opção de financiamento no banco que já possui relacionamento e nos demais do mercado, com foco na melhor linha que se adeque em questão de prazo e custo.

“Muito empresários acham o crédito complicado e se sentem reféns numa condição de negociação com os bancos. Quando o cliente vai despreparado para o banco ele é enquadrado em uma linha de crédito de acordo com o que é mais interessante para as metas do gerente. Se o empresário conhece, ele sabe exatamente o que pedir”, pontuou Kruly.

Outra dica “vital”, segundo o consultor, é organizar as finanças da empresa e a documentação exigida pelo banco, além dos documentos contábeis e certidões. “É preciso se organizar financeiramente, principalmente as microempresas. Às vezes, o empresário é muito bom no que faz, mas desorganizado financeiramente. Isso é um pecado grave no relacionamento com o banco”, afirmou.

Kruly ressalta que existem cuidados que o empresário deve ter no relacionamento com o banco para evitar restrição de crédito. “Todo atraso de poucos dias em uma parcela de financiamento, por exemplo, fica registrado no sistema de avaliação do banco. Quando o empresário for tomar um novo, aquele atraso vai prejudicar na avaliação de crédito da nova operação. Ou seja, ele pode até mesmo não ter o crédito aprovado”.

Para o empresário Deib de Souza, o financiamento bancário integra o plano para expandir a empresa. “Estou em busca de ter um crédito para investir em equipamentos e inovação tecnológica para fazer a empresa evoluir. Eu aprendi muito no evento de hoje, principalmente porque conheci e mapeei os entraves que existem. Contudo, agora já sei os caminhos para descomplicar o crédito. Sem dúvida, esclareceu muito o cenário”, avaliou.

A palestra integrou o Diálogo Industrial, uma ação do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) realizado em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Na próxima terça-feira (19/02) haverá a palestra “Transformando a Empresa pela Inovação”, às 18h30, na sede do Sistema Fiemt, em Cuiabá. Mais informações pelo telefone (65) 3611-1666 ou e-mail uedirs.pda@fiemt.ind.br.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555