Fiemt orienta sindicatos como melhorar atendimento às indústrias
Presidentes de sindicatos, dirigentes e executivos sindicais participaram de uma oficina sobre atendimento consultivo. Na prática, eles aprenderam como adotar uma nova postura no relacionamento com as indústrias. A capacitação, realizada nesta sexta-feira (08/02), na Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), foi conduzida pela consultora Giovana Della Pasqua, especialista em Gestão de Projetos e Inovação.
Durante seis horas, os participantes conheceram a metodologia do atendimento consultivo para alcançar níveis de excelência, com investimento em alto conhecimento técnico, habilidades interpessoais e vendas com capacidade para prospectar novas indústrias. Além da parte teórica, a oficina contemplou atividades práticas que possibilitaram o exercício das técnicas entre os participantes.
“Nosso objetivo foi repassar informações que vão ajudar os sindicatos a construírem um relacionamento duradouro com as empresas, sendo que o primeiro passo é ouvir o empresário, descobrir qual a demanda, analisar o que ele precisa e depois apresentar um solução. Hoje, não podemos mais pensar em apenas vender um produto ou serviço, temos que encontrar soluções para as empresas”, declarou Giovana.
Quem participou da capacitação saiu bastante confiante de que esse novo modelo de atendimento trará resultados positivos para os sindicatos. “Há algum tempo sabíamos que teríamos que mudar a forma de atender as indústrias, porém não sabíamos como. Mas esse curso está nos dando um norte. Tenho certeza que irá nos ajudar a melhorar nosso relacionamento com os empresários”, disse a presidente do Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico da Região Sul de Mato Grosso (Sindimec Sul-MT), Neiva Maria Alves Rodrigues.
Já o presidente do Sindicato Intermunicipal das indústrias da Construção Civil e do Mobiliário da Região Sudoeste de Mato Grosso (Sudoeste), Helton de Matos Ourives, enalteceu o trabalho que a Fiemt vem desenvolvendo para ajudar os sindicatos a encontrar soluções para os sindicatos se tornarem sustentáveis. “A partir de agora, o empresário só irá contribuir se realmente enxergar resultados mensuráveis. Então, é por isso que estamos aqui participando dessa capacitação, com o objetivo de aprender mais e manter nosso sindicato forte e atuante”.
A capacitação, que foi aberta aos agentes de Mercado do Sesi, do Senai e IEL, contou com a participação do presidente da Fiemt, Gustavo Oliveira. Ele deu as boas-vindas ao público e falou sobre a atuação do Sistema Indústria. “Se quisermos ser reconhecidos como uma estrutura forte que contribui para o desenvolvimento do país, temos que prestar um atendimento cada vez melhor, com produtos e serviços inovadores. Essa é a primeira de uma série de capacitações que vamos realizar ao longo do ano para ajudar os sindicatos a se tornarem cada vez mais representativos”.
A oficina “Atendimento Consultivo” faz parte do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com as Federações de Indústria, para fortalecer a representação sindical empresarial, aprimorar a atuação na defesa de um ambiente de negócios favorável à competitividade da indústria.