Aconteceu na Fiemt | Semana 01 a 08/02/19 - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Aconteceu na Fiemt | Semana 01 a 08/02/19

08/02/2019 - 15h34

Primeira reunião da Diretoria, em 01/02/2019, com apresentação dos resultados, novos projetos e as novidades para 2019, além de palestras.

Visita da Missão Diplomática da Áustria à Fiemt, em 06/02/19. O país busca aproximação comercial com o Brasil, especialmente Mato Grosso. Os diretores Cleverson Cabral e Rafael Mason participaram do encontro. Mais detalhes aqui.

Entrevistas: O diretor da Fiemt e vice-presidente da Organização Internacional dos Empregadores na América Latina, Alexandre Furlan, esteve na rádio Jovem Pan falando sobre relações trabalhistas, o futuro do emprego, a importância da educação e a tecnologia no ambiente de trabalho. Ouça aqui.

Boa notícia na área econômica: a indústria de Mato Grosso apresentou a melhor produção para o mês de dezembro desde 2011. Saiba mais aqui.

Duas conquistas relacionadas à energia:

Geração hídrica - A Fiemt atuou para que a Resolução 113/2019 do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (Cehidro) passe por estudos mais aprofundados antes de ser votada. A proposta de resolução impede novos empreendimentos hidrelétricos, ao deixar de expedir licenças e outorgas na Bacia Alto Paraguai, afastando investimentos volumosos no Estado.

Gás Natural - O Ministério Público Federal emitiu parecer sobre Ação Civil Pública movida pela Fiemt contra a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que busca a retomada do funcionamento do Gasoduto Bolívia - Mato Grosso. O MPF recomendou a inclusão da Gasocidente Mato Grosso como parte da ação. A Fiemt já fez o protocolo solicitando a inclusão não só da Gasocidente como também da Petrobras no polo passivo.

Renovação do Prodeic - O presidente Gustavo Oliveira participou de reunião na Sedec cobrando o reenquadramento das empresas no Prodeic, que estão parados desde o ano passado. O secretário Cesar Alberto Miranda se comprometeu a realizar as análises e dar o encaminhamento nos termos da nova lei. O jornal A Gazeta divulgou matéria sobre o tema tendo como entrevistado o presidente do Sindarroz, Rodrigo Mendonça, uma pauta gerada pela Comunicação da Fiemt. Veja a matéria aqui.

Apoio aos sindicatos - Presidentes de sindicatos, dirigentes e executivos sindicais participaram de uma oficina sobre atendimento consultivo, para praticar novas posturas no relacionamento com as indústrias e estimular o associativismo. A capacitação é parte do Programa de Desenvolvimento Sindical (PDA) da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com a Fiemt. Leia mais aqui.



Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555