Curso de três semanas ensina a fazer panetone e cria chance de emprego neste Natal - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Curso de três semanas ensina a fazer panetone e cria chance de emprego neste Natal

03/12/2018 - 17h39

Cursos técnicos de confeitaria com duração de até três semanas são uma opção para quem quer aproveitar esse fim de ano para conseguir um emprego. Nas 12 unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Mato Grosso, ainda há vagas, por exemplo, para cursos técnicos de confeitaria natalina, para aprender a produzir salgados gourmet, crepes e, claro, o tradicional panetone. “São cursos que estamos na segunda, terceira turma, e dá tempo para se fazer e capacitar essa pessoa para que possa produzir e ter sua renda ou agregar seu negócio para o fim do ano”, afirma o gerente de Mercado do SESI/SENAI de Mato Grosso, Ricardo Santos Almeida.

Ainda para este ano, há cursos na área de Saúde e Segurança do Trabalho (SST), sendo para formação inicial e reciclagem; para área de mecânica, cursos de motores três cilindros, de eletricista de automóvel, de mecânico de veículos leves, pesados e motocicletas, entre outros. Segundo Ricardo Santos, serão cerca de 40 vagas por unidade, o que colocará à disposição dos mato-grossenses aproximadamente 400 oportunidades. “O curso técnico hoje é um curso que segue as normas do Ministério da Educação; e os cursos técnicos ofertados pelo SENAI são com professores altamente capacitados e muito práticos. Ou seja, as pessoas que querem se qualificar do zero ou iniciar nova profissão, as pessoas que querem fazer sua atualização, esses cursos são sensacionais porque trazem o que há de inovação, o que está acontecendo no mercado”, explica o gerente.

Levantamento feito pelo SENAI mostra que 80% dos alunos que concluíram cursos técnicos foram inseridos no mercado de trabalho já no primeiro ano. O salário inicial de uma formação técnica, por exemplo, gira em torno de R$ 2 mil. A 11ª meta do Plano Nacional de Educação (PNE) é, justamente, triplicar as matrículas da Educação Profissional técnica de nível médio, assegurando a qualidade da oferta e pelo menos 50% (cinquenta por cento) da expansão no segmento público.

Drone e cervejeiro para 2019


Para o próximo ano, a ideia é trazer novidades curriculares para o SENAI. Estão sendo estudados cursos de drones e de cervejeiro. Ricardo explica que são demandas do mercado e que a chance está sendo analisada junto aos setores técnicos e de educação. “Hoje temos uma demanda muito grande por essa tecnologia, ela vem de encontro ao desenvolvimento da indústria, do agronegócio, estamos pensando em trazer alguma coisa para essa parte. Também estamos pensando em um outro mercado, que está em desenvolvimento no Mato Grosso, a questão da cervejaria”, indica o gerente.

Alguns modelos de drones de alta precisão já circulam no mercado para agregar na produção agrícola. O aparelho é capaz de capturar diferentes bandas e espectros de uma mesma imagem, gerando, assim, mapas e informações. Com este recurso, o agricultor pode, por exemplo, identificar falhas na plantação ou ainda possíveis deficiências nutricionais nas plantas. O curso seria para aprender tanto a mexer com a ferramenta quanto para usar na tomada de decisões dentro do negócio. “Teria o inicial, intermediário e avançado. Desde a manusear a como é que a pessoa pode trazer isso para a produção, como usar para melhor linha de produção, a industrialização e usar como ferramenta tecnológica que agregue ao negócio”, detalha Ricardo.

Na lista de cursos, estão ainda os de técnicos em eletrotécnica; logística; química; mecânica industrial; modelagem de vestuário; automação industrial. Alguns oferecem a opção de ensino à distância, como de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) e Recursos Humanos (Rh), quando o aluno vai à instituição de ensino uma vez na semana para realizar a monitoria.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555