Estudantes mato-grossenses desenvolvem micro estação meteorológica de baixo custo para agronegócio - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Estudantes mato-grossenses desenvolvem micro estação meteorológica de baixo custo para agronegócio

03/12/2018 - 16h09

Um professor e quatro alunos de Mato Grosso entraram com o pé direito no empreendedorismo. O grupo desenvolveu uma estação meteorológica de baixo custo, que colhe dados e faz previsões climáticas capazes de auxiliar o setor agro do país.

A ideia foi apresentada no Inova SENAI regional, validada para a etapa nacional e premiada, com R$ 1 mil em cursos.

A Estação Micrometeorológica de Baixo Custo-AgroLowCoast, nome dado ao produto, auxiliará na melhoria do manejo, aumentando a produtividade e reduzindo os custos, a partir da análise da previsão climática.

O professor de Ciência e pesquisador da Faculdade de Tecnologia do SENAI Mato Grosso, Fahim Elias Costa Rihbane, explica que o projeto ainda está em fase de testes.

“Ainda não está 100% pronto, mas foi mais ou menos um ano trabalhando em cima do projeto. Fizemos um protótipo e agora a gente está, através de impressora 3D, fabricando alguns sensores.”

Apesar de inacabado, o projeto conseguiu investidores e virou uma startup. Guilherme Felipe Ferreira, de 22 anos, abandonou o antigo emprego, em uma empresa de tecnologia, para apostar no novo negócio. O jovem afirma que o sentimento é um misto de felicidade e medo.

“Quando você passa por aquela situação e você consegue, você vê o quanto você se superou, aprendeu e se desafiou, você fala assim, estou pronto para a próxima. A startup dando certo ou não, pra mim, já deu certo. Só de participar, tentar, buscar, ir até o final, seja qual for o ciclo de vida, para mim já é uma vitória, uma conquista. É um novo Guilherme. Evoluiu, cresceu muito mais.”

Criado em 2012, o Inova está alinhado à prática pedagógica do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), que estimula a cultura de inovação a partir do desenvolvimento de projetos como situação de aprendizagem.

O prêmio desafia alunos e docentes da instituição a pôr em prática os conhecimentos e desenvolver produtos e processos inovadores alinhados às necessidades e aos interesses da indústria brasileira.

Reportagem, Camila Costa

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