Curso sobre eSocial atualiza profissionais da indústrias para utilização da ferramenta
Capacitação das equipes, conhecimento sobre a ferramenta e adaptação tecnológica fazem parte do processo de transição das empresas ao eSocial. O sistema, implantado pelo governo federal, foi o tema do curso realizado pelo Sesi Saúde Ocupacional para profissionais de Recursos Humanos e Saúde e Segurança no Trabalho.
Em três dias, com o total de 24h de carga horária, os participantes aprenderam quais são os reflexos do eSocial na Receita Federal, as formas de Transmissão da Informação e os impactos do eSocial nos Sistemas do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e Previdência Social. Para o analista de departamento pessoal Danilo Medeiros, 29 anos, o curso é uma oportunidade de reciclar o que já foi visto e se atualizar com as novidades.
“A partir disso, posso multiplicar os conhecimentos adquiridos aqui para os outros funcionários. A transição é complexa, por ser uma ferramenta nova e, principalmente, por exigir capacitação do pessoal em manusear as informações. Tem sido um desafio complexo, mas, em cada treinamento, temos mais clareza. Assim, a complexidade vai diminuindo e os problemas se resolvendo”, avalia. A construtora em que Medeiros trabalha já caminha para a 4ª fase do eSocial.
Gerente do Sesi Saúde Ocupacional, Marcelo Lew destaca a importância de ofertar um curso demandado pela indústria. “O curso contribuiu para que os profissionais possam operar o eSocial sem muitas dúvidas, que normalmente surgem conforme a utilização. Quanto mais preparados estes profissionais estiverem, melhor para a indústria”, declara.