Senai em Barra do Bugres ganha tecnologia e equipamentos de ponta para agroindústria - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Senai em Barra do Bugres ganha tecnologia e equipamentos de ponta para agroindústria

20/11/2018 - 17h04

Homenagens e parcerias marcaram a inauguração do Senai Barra do Bugres, nesta terça-feira (20). A escola de 3.4 mil² construídos recebeu um investimento de R$12 milhões e atenderá as demandas da Agroindústria, Mecânica de Implementos Agrícolas e Sucroalcooleiro, Eletricidade, Soldagem e Manutenção Industrial. “Esse empreendimento é sinônimo de modernização e inovação, que proverá educação profissional para a comunidade, abastecendo-a da maior riqueza: a educação”, afirmou o empresário João Nicolau Petroni, que deu nome à unidade.

João Petroni participou da fundação da Barralcool, uma das principais incentivadoras da instalação do Senai no município, com a doação do terreno para a construção da unidade. Além de desempenhar um papel importante no desenvolvimento do setor sucroalcooleiro, a indústria também é responsável por inúmeras ações sociais realizadas pelo município. Emocionado, ele agradeceu a homenagem e se disse lisonjeado por ver mais um sonho acontecer e também aproveitou a oportunidade para realizar a doação de um simulador para treinamento de operadores de colhedora de cana-de-açúcar. “Gostaria que essa tecnologia fosse disponibilizada para formação de mais técnicos, o que contribuirá com o desenvolvimento de outras propriedades”.

Durante o evento foi assinada a parceria com a empresa John Deere que fez a doação de equipamentos para uso nas aulas práticas da instituição, tornando o aprendizado muito mais próximo da realidade do campo e da indústria. Para o presidente do presidente do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), Jandir Milan, a oficina mecânica é um dos grandes diferenciais do Senai Barra do Bugres.

“Os estudantes que por aqui passarem terão acesso a aulas práticas em máquinas cedidas pela John Deere, graças a uma parceria firmada com o Senai. Portanto, serão treinados com equipamentos que realmente são utilizados no setor produtivo mato-grossense. Agradecemos à John Deere por compreender a necessidade dessa formação profissional e temos a certeza de que nossos estudantes serão os melhores profissionais da área em Mato Grosso”.

O gerente de desenvolvimento e treinamento para concessionárias John Deere na América Latina, Marcelo Lopes, revelou que a empresa também irá deixar um técnico à disposição da unidade dando apoio na formação dos profissionais, a fim de aproveitar toda a tecnologia disponível hoje no mercado.

A diretora regional do Senai MT, Lélia Brun, agradeceu o apoio da empresa Barralcool e aos parceiros que garantiram a execução da obras. “Onde o Senai fixa suas estruturas novas possibilidades se abrem, incentivando a competitividade e potencializando talentos, impacto sentido por toda indústria e comunidade”.

Além do município de Barra do Bugres, a unidade também atenderá Campo Novo dos Parecis, Denise, Nova Olímpia, Porto Estrela, Sapezal e Tangará da Serra. Entre os cursos que passam a ser oferecidos a partir de 2019 estão: Operador de Computador, Assistente Administrativo, Assistente de Contabilidade, Auxiliar de Operações em Logística, Soldador no Processo Eletrodo Revestido, Eletricista Instalador Predial, Mecânico Industrial, Bombeiro Civil, Pneumática, Hidráulica e Manutenção Industrial (Metrologia, Tecnologia de Rolamentos, Elementos de Máquinas, Bombas e Redutores).

Participaram da cerimônia o senador Jayme Campos, o prefeito municipal de Barra do Bugres, Raimundo Nonato Abreu Sobrinho, o vice-presidente do Sistema Fiemt, Silvio Rangel, o superintendente regional do Banco da Amazônia (BASA), Donizete Borges de Campos, o superintendente do Grupo Barralcool, Agostinho Sansão, o diretor Agrícola do Grupo Barralcool, Moacir Sansão e representantes da indústria e comunidade.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555