Fórum IEL de Carreiras reúne mais de 1.100 jovens em Cuiabá - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Fórum IEL de Carreiras reúne mais de 1.100 jovens em Cuiabá

16/11/2018 - 16h44

Empreendedorismo, economia criativa e futuro profissional foram os temas centrais do Fórum IEL de Carreiras, que reuniu mais de 1.100 pessoas em Cuiabá. Realizado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL MT), o evento que percorre diversos estados esteve pela primeira vez na capital mato-grossense com o objetivo de proporcionar um ambiente interativo com a discussão de temas voltados para construção de carreiras, além de apresentar tendências do mercado.

Para o presidente do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), Jandir Milan, o fórum proporcionou um ambiente para o jovem delinear a carreira. “Esse Fórum tem uma importância muito grande para os estudantes ampliarem o horizonte profissional e, o mais importante, reforçar que ninguém vai pra frente se não tiver garra e persistência. É importante eles terem essa oportunidade de ouvir os especialistas para definirem a carreira”, disse.

O evento contou com a Instrutora oficial do LinkedIn Learning, Flávia Gamonar, que apresentou a palestra “Me dê seu crachá que te acompanho até a porta”, além da jornalista Mariana Castro, autora do livro “Empreendedorismo Criativo”, que falou sobre economia criativa. Já a pesquisadora e co-autora do livro “Volta ao Mundo em 13 Escolas”, Carla Mayumi, trouxe a palestra “Sinais do futuro no presente”, e com talk-show da Agência Q9, que de uma forma irreverente, descontraída e inteligente demonstrou aos estudantes que eles devem ser os protagonistas de suas carreiras.

As jovens amigas Raquel dos Santos e Maria Eduarda Gomes, estudantes de Várzea Grande, caminharam quilômetros entre a sede do IEL-MT (na avendia do CPA) para chegar ao evento, após errarem o local. “Confundimos o lugar e só tínhamos o vale-transporte de ida e volta. Pra não perder, decidimos vir a pé. E valeu muito andar tanto por ter sido um evento que ficará marcado nas nossas vidas, porque nos deu muitas ideias para o nosso futuro”, afirmou Maria Eduarda.

Durante o fórum, cerca de 70 jovens também receberam sessão de coaching com psicólogos para definir a carreira profissional. “Esse evento foi muito importante porque abriu a nossa cabeça, mostrou novas oportunidades para nós. E foi muito importante ver, por exemplo, a reviravolta da vida da Flávia que superou uma demissão e com isso se redescobriu profissionalmente. Isso mostra que nada é impossível, ter coragem torna tudo possível”, destacou a estudante do ensino médio, Kauani Feitosa.

O Fórum contou com o apoio do Sesi-MT e Senai-MT. Para o superintendente do IEL-MT, Mauro Santos, o evento foi um sucesso tanto pelo público presente quanto pela qualidade das discussões. “Existem, atualmente, mais de 2.600 profissões no Brasil e a indústria 4.0, na era digital, vai criar muitas outras novas. É muito importante a pessoas fazer um exercício de autoconhecimento para saber sua personalidade, características e preferências e fazer o ‘casamento’ com as exigências da profissão. Se conseguir fazer esse encontro, a possibilidade de sucesso é muito maior. E o fórum veio com esse objetivo”, finalizou.


Confira aqui as fotos.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555