Palestra sobre NR12 atrai trabalhadores da indústria - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Palestra sobre NR12 atrai trabalhadores da indústria

09/12/2019 - 00h00

A líder de produção da empresa Trael Transformadores Elétricos, Adevanil Silva Nascimento, sabe da importância de cumprir normas de segurança no processo de produção na indústria. Responsável por supervisionar todo o processo de produção, verificar o funcionamento dos equipamentos e acompanhar o trabalho dos operadores, a profissional está sempre atenta a oportunidades de aprendizado, por isso, garantiu uma vaga na palestra ‘Mudanças na NR12 – Novas perspectivas para Saúde e Segurança’ realizada pelo Serviço Social da Indústria – Sesi MT, na quinta-feira (05.12).


Conduzida pela especialista na área Katyana Aragão Menescalda, da Gerência de Segurança e Saúde no Trabalho do Sesi Departamento Nacional (DN), a apresentação abordou as principais regras e mudanças na normativa responsável por definir as medidas de proteção para colaboradores que utilizam máquinas e equipamentos de todos os tipos para realizar o seu trabalho. “A NR12 sempre enfrentou problemas na indústria. Algumas empresas acabavam prejudicadas por conta da retroatividade na fiscalização e a dificuldade financeira de trocar todos os equipamentos em um curto período de tempo”.

A engenheira química destacou que as novas regras desburocratiza a gestão de riscos em máquinas e reduz custos para a indústria. “Ela está muito mais fácil, uma vez que foram retiradas alguns itens que eram desnecessários, sem reduzir a segurança do trabalhador e enfatiza muito a autonomia da empresa e do profissional de segurança, que faz a gestão dessas máquinas”.

Para a palestrante, com as alterações, o engenheiro de segurança pode aplicar uma apreciação de risco, seguindo normas técnicas existentes, implementando dispositivos e sistemas nas máquinas da empresa, o que anteriormente não era possível. “Uma norma que está bem atualizada, atendendo a necessidade da indústria com relação à competitividade, além de fundamentar o equilíbrio social e econômico da necessária segurança dos trabalhadores e as obrigações impostas ao setor produtivo”, avaliou.

Publicação

Para quem deseja conhecer a normativa e suas alterações, o Sesi Nacional e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) lançaram uma publicação contendo comentários e análises.

O documento “NR 12 Comentários ao Novo Texto Geral (Portaria nº. 916, d 30/07/2019)” facilita a compreensão de todo o processo de revisão. Confira aqui a NR 12 Comentada.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555