Com metodologia inovadora, Sesi MT abre 1.120 vagas gratuitas para Educação de Jovens e Adultos - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Com metodologia inovadora, Sesi MT abre 1.120 vagas gratuitas para Educação de Jovens e Adultos

08/01/2020 - 15h17

Identificar conhecimentos adquiridos ao longo da vida e transformá-los em diploma formal de ensino é o principal objetivo da metodologia Reconhecimento de Saberes aplicada pelo Serviço Social da Indústria (Sesi MT) em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O novo projeto pedagógico, implantado pela instituição no Estado em 2019, tem como principais ganhos a melhora da autoestima do aluno, redução da evasão escolar e a conclusão do curso em menor tempo.

Para oportunizar a certificação do Ensino Médio a esses jovens e adultos, que não tiveram a chance de iniciar ou concluir estudos na idade própria, o Sesi abriu 1.120 vagas gratuitas para EJA em 2020. Interessados devem procurar as unidades do Sesi em Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop ou Cáceres para realizar as matrículas. As aulas terão início no próximo dia 03 de fevereiro.

Várzea Grande é a unidade com maior número de vagas, 600 no total, Sinop conta com 120 e as unidades de Rondonópolis e Cáceres disponibilizaram 200 vagas cada. A modalidade é destinada a pessoas maiores de 18 anos, que almejam a elevação de escolaridade e a conquista por melhores cargos no mercado de trabalho.

A coordenadora de Educação Básica e Continuada do Sesi MT, Cintia da Silva, explica que o método identifica os conhecimentos que o aluno já domina para, a partir daí, desenvolver as competências que ele ainda não adquiriu.

“Reconhecer conhecimentos conquistados ao longo da vida é o grande diferencial do projeto. Para isso, os alunos respondem questionários ligados às competências e habilidades de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Linguagens e Códigos. Em seguida, compartilham o que responderam com todos. O próximo passo é a avaliação”, explica.

Caso alguma competência não tenha sido reconhecida pelos educadores, o aluno assistirá mais aulas da área específica. “Além da identificação, validação e certificação das competências e habilidades desenvolvidas nas experiências de vida, o método, aprovado pelo Conselho Nacional de Educação, propicia ainda melhoria da autoestima destas pessoas, redução da evasão escolar e a conclusão do curso em menor tempo”.

Ela declara ainda que o aluno pode, inclusive, obter 100% de certificação de todas as competências já na primeira fase. “É o que chamamos de EJA na medida certa: valorizar todo o saber construído nas relações de trabalho, com a família, com o outro e com o mundo. Assim, o tempo de conclusão do curso é flexível, dependendo do que o aluno consiga comprovar em cada etapa”.

As aulas ocorrem 80% a distância e 20% presenciais e as unidades têm estrutura para receber alunos que não possuem computador em casa e também disponibilizam tutores para o esclarecimento de dúvidas durante as aulas online.

De acordo com a coordenadora, com os impactos das novas tecnologias e a transformação do mundo do trabalho, exige-se a busca de conhecimento e capacitação para crescimento pessoal e profissional. “E é isso que o Sesi MT busca oferecer: o desenvolvimento de competências e habilidades, favorecendo, assim, a ampliação do exercício da cidadania e o resgate da autoestima”.

Matrícula

Para realizar a matrícula, o aluno pode ir até a unidade do Sesi mais próxima e apresentar os documentos pessoais.

Os trabalhadores da indústria e dependentes precisam apresentar os seguintes documentos: cópia Carteira de Identidade e da Carteira de Trabalho (página da foto, qualificação civil e contrato de trabalho), além do Histórico Escolar original. Para dependentes, é necessário apresentar também a Certidão de Nascimento ou Casamento.

Para a comunidade os documentos solicitados são cópia da Carteira de Identidade, CPF, cópia do comprovante de residência e Histórico Escolar Original.

Unidades

Sesi Cáceres - Rua da Maravilha, 1.595, Cavalhada / (65) 3223-4033
Sesi Rondonópolis - Av. Presidente Médice, 4.391, Vila Birigui / (66) 3302-0030
Sesi Sinop - Travessa Manacás, 45, Centro / (66) 3531-3611
Sesi Escola Várzea Grande - Av. Dom Orlando Chaves, 1.086, Ponte Nova / (65) 2128-2056

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555