Atletas do projeto Sesi na Pista superam desafios na 36º Corrida de Reis - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Atletas do projeto Sesi na Pista superam desafios na 36º Corrida de Reis

13/01/2020 - 16h18

Buscando superar suas marcar, Israel Ferreira da Silva, 24 anos, foi o primeiro atleta da equipe Sesi na Pista - grupo de corrida para os trabalhadores da indústria - a cruzar a linha de chegada na 36ª Corrida de Reis, promovida no domingo (12.01), em Cuiabá. O analista de suporte fez o percurso em 45 minutos.

Morador do Distrito da Guia, ele treina com o grupo desde o ano passado e busca superar seu tempo a cada prova que participa e conta que alcançou seu objetivo. “Treinei para fazer o percurso nesta faixa de tempo. Tive um pequeno atraso na largada, por conta da quantidade de corredores, mas consegui superar e fazer uma boa prova”, comemora.

Jefferson Lucas Evangelista da Silva, 32 anos, que perdeu toda a visão aos 28, encontrou no esporte uma nova maneira de encarar a vida. Atleta profissional em modalidades como golbol (desporto coletivo com bola, praticado por atletas que possuem deficiência visual), lançamento de dardo e arremesso de peso, ele começou a correr há cerca de um ano.

Para participar pela primeira vez da Corrida de Reis, após ficar cego, Jefferson contou com a parceria do guia e corredor Rubens de Oliveira, diretor acadêmico da Faculdade de Tecnologia Senai Mato Grosso (Fatec) e membro do projeto Sesi na Pista. Os dois se conheceram por meio de projeto Cordas da Liberdade, do Instituto dos Cegos, que consiste em um grupo de voluntários que se une para correr junto aos cegos. Para isso, cada um segura a ponta de uma corda, o que possibilita que eles corram sem ter que segurar no braço ou no ombro do guia.

Com grande entrosamento, a dupla concluiu a prova em 1h18m. O guia, além de alertar sobre desníveis e possíveis obstáculos, também descreve a paisagem para o atleta, contando sobre o que está vendo. “O trabalho abrange um processo que dura antes, durante e depois de uma prova. Esta foi uma corrida boa, muito tranquila”. Uma dupla vitória.

Sesi na Pista


Mais de 100 atletas integrantes do Sesi na Pista participam da corrida. Com percurso de 10 km, a maior corrida de rua do Centro-Oeste reuniu mais de 15 mil pessoas. O evento, realizado pela TV Centro América, teve início às 7 horas, com a largada dos atletas da categoria PCD (pessoas com deficiência). Às 7h15 saiu a elite feminina, enquanto às 7h30 foi dada largada à elite masculina, o pelotão VIP e os corredores gerais.
De acordo com o monitor de Qualidade de Vida do Serviço Social da Indústria (Sesi MT) e treinador do grupo Sesi na Pista, a preparação dos atletas contou com orientações e acompanhamento de uma equipe especializada com educador físico e nutricionista.

“Foi uma mescla de atletas experientes com dezenas de novatos que estavam indo pela primeira vez. O trabalho desenvolvido antes da corrida fez toda diferença. Saio satisfeito, pois todos seguiram as orientações e conseguiram concluir a prova com êxito”.

Advan declara que foi uma prova de superação para todos e que as condições climáticas não eram as melhores para prática esportiva. “Mas isso também foi trabalhado com nossos atletas, com orientações sobre as vestimentas, hidratação antes e durante a prova, além disso, realizamos simulados do percurso. Ao todo, foram três meses de preparação, então, fechamos esse ciclo e já começamos os preparativos para a 2ª Corrida da Indústria, na qual esperamos aumentar o número de atletas participantes”.

Os corredores foram recebidos na tenda do Sesi e Sesi na Pista com lanche à base de frutas. Além disso, os atletas contaram com tambor de gelo – para prevenir lesões ou pelo menos diminuir a intensidade das microlesões causadas pelo exercício e quick massage.

Orquestra Sesi

Orquestra Sesi Mato Grosso recepcionou os atletas que cruzavam a linha de chegada, na Arena Pantanal. Sob regência do maestro Fernando Pereira, o grupo, composto por 20 músicos, apresentou repertório regional preparado para a ocasião. A participação especial ficou por conta do cantor Pescuma.

Corrida da Indústria

O domingo também marcou o lançamento da 2ª edição da Corrida da Indústria, realizada pelo Serviço Social da Indústria (Sesi MT). O evento, que tem percurso de 5km a 10km, por ruas da Capital, está marcado para o dia 24 de maio e as inscrições serão abertas em breve.

Podem participar da prova corredores de ambos os sexos, com idade mínima de 18 anos (na data da prova), nas categorias Indústria e Geral.

Com apoio técnico da Federação de Atletismo de Mato Grosso (Famt), o evento terá como objetivo principal proporcionar aos trabalhadores da indústria, seus dependentes e comunidade geral a participação em atividades que promovem qualidade de vida.

Confira a galeria de fotos Aqui.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555