Apex vai qualificar empresas em Mato Grosso para exportação - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Apex vai qualificar empresas em Mato Grosso para exportação

11/02/2020 - 15h53

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) vai abrir o primeiro ciclo em Mato Grosso do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), entre março e abril. O programa vai beneficiar cerca de 100 empresas com 40 horas de qualificação, incluindo a certificação das empresas e o acompanhamento da primeira exportação.

“Quem faz o Peiex sofre muito menos com as variações do mercado”, atestou o general Gerson Menandro Garcia de Freitas, durante visita na manhã desta terça-feira à sede da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), como coordenador de Relações Governamentais da Apex-Brasil.

Além do Peiex, a Fiemt também deixou claro o interesse em que Mato Grosso seja a sede do escritório que a Apex pretende implantar na Região Centro Oeste. Para isso, uma série de dados sobre o cenário atual e as potencialidades do comércio exterior foram apresentados pelo Centro Internacional de Negócios (CIN) da federação.

“Já é certo que vamos estreitar as parcerias com a Apex, trabalhando em alguns projetos em conjunto em benefício do aumento das exportações de produtos mato-grossenses, com foco nos manufaturados e semimanufaturados, com maior valor agregado, que trazem mais retorno à economia do Estado”, afirma o presidente da Fiemt, Gustavo de Oliveira.

A equipe da Apex apresentou uma série de projetos setoriais que podem beneficiar empreendedores de Mato Grosso, estudos elaborados com base em Inteligência de Mercado e também o projeto da Expo Dubai 2020, feira mundial que ocorre a cada cinco anos e é uma grande vitrine para os países participantes. Durante seis meses, a partir de outubro de 2020, Dubai será o palco da feira, que já foi realizada em cidades como Paris, Milão e Xangai. O pavilhão do Brasil já está garantido na feira – restam as definições de como será a participação de cada estado.

A Fiemt foi a primeira instituição mato-grossense a receber a visita da comitiva da Apex. Além do general – que acaba de ser indicado para assumir a embaixada do país em Israel -, vieram a Mato Grosso os profissionais Alberto Bicca, Luciano Lima, Rodrigo Gedeon, Marcio Rodrigues e Gustavo Ribeiro. Também participou a da visita a equipe da assessoria internacional do governo de Mato Grosso.

Texto: Daniela Lepinsk Romio | Foto: Helize Vieira | Comunicação Sistema Fiemt

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555