Três equipes representam MT em festival nacional de robótica - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Três equipes representam MT em festival nacional de robótica

04/03/2020 - 10h29
Brother Creators foi a grande campeã na categoria
Champions Award, na etapa regional no ES

Após as etapas regionais, as equipes do Sesi Escola e Senai MT embarcam para o Festival Sesi de Robótica, que ocorre em São Paulo, entre os dias 6 e 8 de março. Aproximadamente, 1.500 estudantes vão participar do evento como competidores e Mato Grosso será representado por três equipes em duas competições.

O evento, que vai ocupar os três andares do prédio da Bienal, é organizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) - operador dos Torneios de Robótica da First Lego League (FLL) no Brasil, desde 2013.

As equipes Brother Creators, que foi a grande campeã na categoria Champions Award, na etapa regional no Espírito Santo, e Brotherhood, que conquistou a primeira colocação na regional realizada em Brasília, seguem na competição First Lego League (FLL) - de exploração científica, voltada para alunos de 9 a 16 anos.

O torneio promove o ensino de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM) no ambiente escolar e contribui para o desenvolvimento de competências e habilidades comportamentais para a vida. Os times são avaliados em quatro categorias: Projeto de Inovação, Desafio do Robô, Design do Robô e Core Values.

Já a equipe Tucaré, composta por alunos do Novo Ensino Médio Sesi Senai, participa do Torneio Sesi F1 nas Escolas (F1 in Schools) - um programa educacional oficialmente vinculado à F1 e que reproduz os desafios da corrida Fórmula 1. Nessa preparação para o mundo profissional, estudantes de 14 a 18 anos são desafiados a criar uma empresa que funciona como uma escuderia.

Equipe Tucaré participa do Torneio Sesi F1 nas
Escolas (F1 in Schools)

“Nós estamos bem ansiosos, sendo a única equipe mato-grossense a participar da F1 in Schools. Mas também estamos bem confiantes sobre o nosso trabalho. Acreditamos no nosso potencial e estamos focados para ter um ótimo desempenho no torneio e preparados para representar o nosso Estado”, garante a gerente geral da equipe Tucaré, Isabela Gomes, 16 anos.

De acordo com uma das técnicas das equipes, Mara Farias, na F1, os estudantes podem utilizar diversos recursos tecnológicos para projetar, modelar e testar o protótipo de um carro de Fórmula 1, que deve ter no mínimo 50 gramas.

Com algumas peças feitas em impressoras 3D, o veículo, impulsionado apenas por um cartucho de gás de CO2, participa de uma corrida na pista dos eventos oficiais da disputa.

“A avaliação, premiação e classificação para a etapa mundial se baseia no resultado de um conjunto de ações incluindo elaboração do plano de negócios, marketing e mídias sociais, apresentação, além do envolvimento em uma ação social relevante”.

Brotherhood conquistou a primeira colocação na
regional realizada em Brasília

Para o técnico Carlos Juliani, Mato Grosso será muito bem representado no evento. “Estamos treinando com muita dedicação e nossa expectativa é alta, porque sabemos que independente do resultado nossos estudantes estão sendo formados de maneira integral e responsável. Como técnico sinto muita felicidade em celebrar esse momento com meus alunos e espero vivenciar esse torneio com muita alegria”.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555