Coronavírus impacta a atividade industrial de Mato Grosso - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Coronavírus impacta a atividade industrial de Mato Grosso

18/05/2020 - 16h54

A atividade industrial de Mato Grosso foi fortemente afetada pela crise da Covi-19. Dados da pesquisa Sondagem Industrial de Mato Grosso revelam que o indicador estadual registrou 39,10 pontos, em março, e acompanha a tendência de queda da produção tanto no âmbito da região Centro-Oeste quanto no Brasil. A pesquisa é realizada mensalmente pela Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt).

O índice da Utilização da Capacidade Instalada (UCI) registrou o menor resultado em comparação aos últimos 12 meses ao atingir 53%. O indicador busca medir o nível de aquecimento da atividade industrial. Valores abaixo de 50 pontos sinalizam desaquecimento.

O número de empregados na indústria estadual também reduziu em março. O índice de evolução do número de funcionários caiu 3,5 pontos, em relação a fevereiro, e marcou 45,9 pontos. Esse é o menor resultado nos últimos 12 meses.

Com 34,4%, o principal problema enfrentado pelo industrial no estado é o alto custo ou a falta de matéria-prima. Em seguida, foram apontadas, por 21,6%, a demanda interna insuficiente e a alta carga tributária. É a primeira vez, desde o primeiro trimestre de 2018, que a alta carga tributária não lidera esse ranking. Na situação trimestral, o acesso ao crédito foi o indicador que teve maior retração. Com 33 pontos, a queda foi de 8,5 pontos em relação ao trimestre anterior e de cinco pontos frente ao mesmo período de 2019.

Expectativas e investimento - A pesquisa revela uma redução nas expectativas dos industriais em abril de, no mínimo, 16 pontos em todos os indicadores. O pessimismo é sentido, principalmente, em relação a demanda, que atingiu 37,8 pontos – queda de 21,8 pontos em comparação com o registrado em março. A sondagem indica, ainda, que situação financeira das indústrias não esta boa. A intenção dos empresários realizarem investimento caiu de 57,1 pontos no mês anterior para 34,10 pontos.

Acesse a pesquisa.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555