Trabalho Seguro: Sesi MT certifica mais uma indústria no estado
O Serviço Social da Indústria (Sesi MT) entregou nesta semana mais um Certificado do Trabalho Seguro. Desta vez, a empresa certificada foi a Parecis S/A, que se dedica à produção de óleos vegetais em bruto e tem como subproduto o farelo. Nos últimos dias, a companhia trabalhou na implementação do Plano de Contingência da Covid-19, sob orientação da equipe de Saúde e Segurança do Sesi MT, para atuação adequada no combate ao novo coronavírus.
Instalada em Campo Novo dos Parecis (a 416 km de Cuiabá), a indústria adotou medidas como placas de comunicação com orientações, barreiras físicas, secadores com sensores, cartão ponto por aproximação, distribuição máscaras com cores para acompanhar a troca e kits individuais de talheres, entre outros. Tudo com o objetivo de manter as atividades com segurança para os cerca de 70 colaboradores que atuam na planta.
“As medidas de prevenção, bem implantadas no ambiente de trabalho, colaboram para a continuidade das atividades das empresas. A parceria com o Sesi foi importante para que pudéssemos estimular o cuidado com a saúde e segurança de todos nossos colaboradores, tanto no ambiente de trabalho quanto em casa com a família. Não podemos parar e juntos vamos passar firmes e fortes por essa pandemia”, destaca a coordenadora da Qualidade, Débora Andrade.
A Assessoria de Prevenção à Covid-19, criada pelo Sesi MT, identifica e mapeia os riscos, elabora ações, treinamentos e visitas para monitorar a implementação dos planos de segurança.
O programa
O pacote de ações Trabalho Seguro contém três níveis de ofertas para atendimento aos protocolos de segurança: CoronaDados – Salvar vida, salva a economia; RadarCovid – Foco total na detecção; e Combate Covid – Gerir para proteger.
“A primeira fase conta com a plataforma gratuita, pela qual o empresário poderá cadastrar todos seus empregados, conseguindo assim acompanhar de forma efetiva a saúde de sua equipe. A ferramenta possui sistema automático de envio de mensagens para cada empregado para saber seu estado de saúde, através das respostas diárias”, informa o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho do Sesi MT, Valdir Souza Junior.
Ele destaca ainda as ações integradas como aferição de temperatura e pressão arterial; orientações de saúde e higienização; e guias, manuais, protocolo e materiais informativos gratuitos que apoiam no direcionamento de ações para prevenção e saúde dos trabalhadores e vídeos informativos.
No segundo nível, as organizações podem aderir a consultorias e assessorias técnicas de segurança, optando por serviços que incluem visitas técnicas de profissionais especializados do Sesi na planta da empresa, bem como também de forma remota.
A terceira fase é a consultoria para a gestão da saúde dos trabalhadores, com foco nos requisitos legais pertinentes à Covid-19 e manejo clínico dos trabalhadores com sintomas gripais e/ou em afastamento pela doença. “Gestão de atestados; orientações de saúde sobre aspectos legais da doença e manejo clínico completo (Testagem+Telemedicina), além do plano para atuação adequada e certificação pelo selo Trabalho Seguro”, finaliza.
Clique aqui e conheça o programa completo.