Saúde Mental: Saiba a importância de investir em fatores psicossociais nas organizações - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Saúde Mental: Saiba a importância de investir em fatores psicossociais nas organizações

27/08/2020 - 09h33

Na data em que celebramos o Dia do Psicólogo (27 de agosto), batemos um papo com a psicóloga do Sesi Mato Grosso, Thaisa Cimitan de Moura, para falar sobre a importância das organizações investirem em ações focadas em fatores psicossociais. Tais atitudes geram impactos positivos no ambiente de trabalho e nas empresas, contribuindo para a redução dos índices de absenteísmo e, consequentemente, a melhora na qualidade de vida no trabalho e no aumento da produtividade.

Mas o que são estes fatores e qual o real impacto deles na vida e na produtividade dos trabalhadores? De acordo com Thaisa, entender os fatores psicossociais e de saúde mental é tão importante quanto falar de saúde física e segurança no trabalho.

“Uma boa saúde mental é essencial para que as pessoas sejam saudáveis e consigam enfrentar as adversidades da vida de forma estável e equilibrada, atuando de forma produtiva e contribuindo socialmente”, informa a psicóloga, ressaltando que o Sesi MT oferece profissionais capacitados para orientação e avaliação psicológica, por meio de análise da história clínica pessoal e ocupacional e atendimentos psicológicos.

O objetivo do Sesi em atuar com os serviços de fatores psicossociais é de promover o bem-estar emocional dos trabalhadores no ambiente de trabalho e na vida pessoal, bem como evitar e reduzir afastamentos por transtornos mentais proporcionando psicoeducação e autoconhecimento pessoal aos trabalhadores.

Avaliação Psicossocial

A Avaliação Psicossocial é um exame complementar que serve de auxílio para o exame médico de aptidão de trabalhadores que atuam em espaço confinado e altura, atendendo a legislação vigente (NR-33 e NR -35). Também é realizada para os casos em que o médico solicitar para avaliação do uso da máscara de proteção respiratória - PPR.

É realizada por profissional psicólogo com registro profissional no respectivo Conselho.

“Analisamos a história clínica pessoal e ocupacional, com a aplicação de instrumentais delineados para essa finalidade, construídos com base em parâmetros científicos e reconhecidos para a detecção de transtornos de âmbito psicossocial mais prevalente nos trabalhadores”.

A partir da análise é possível adotar medidas preventivas em relação à saúde mental dos trabalhadores. Além disso, a intenção é auxiliar na diminuição dos riscos de acidentes de trabalho e dar subsídio ao médico do trabalho para fechamento do Atestado de Saúde Ocupacional quanto à aptidão para o trabalho.

Orientação individual e em grupo

O serviço de orientação psicossocial individual e em grupo é uma psicoterapia composta por atendimento e orientação psicológica relacionada a fatores psicossociais e redução de estresse. É um espaço de acolhimento, escuta ativa e questionamento onde os trabalhadores possam expressar seus conflitos emocionais.

“No caso do atendimento individual, o empregador solicita para o Sesi os atendimentos para os trabalhadores, em que são observados casos de problemas emocionais, e se propõe a custear o tratamento psicológico para o trabalhador, porém desde que se tenha o consentimento do mesmo. Não possui tempo definido”.

Já para os atendimentos de grupos, as sessões serão realizadas com periodicidade semanal na temática definida pela empresa, com duração de 1 hora cada sessão, sendo no total quatro sessões para cada temática que incluem gerenciamento do estresse; relacionamento interpessoal; autoestima e compulsão alimentar/ansiedade, entre outros. A quantidade máxima de participantes por grupo é de 20 pessoas.

Gestão

Segundo o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho do Sesi MT, Valdir Souza Junior, a Organização Mundial da Saúde (OMS) descreve os fatores psicossociais como os aspectos que definem a interação subjetiva entre o trabalhador e seu trabalho, os quais interferem na vivência de bem-estar no trabalho e também nos processos de descompensações na saúde, seja mental ou física.

“Sendo assim, é imprescindível que os gestores das empresas fiquem atentos a estas questões de extrema relevância, buscando sempre um olhar mais amplo de seus colaboradores. O Sesi MT está à disposição para auxiliar as empresas na realização de ações e intervenções efetivas”.

Clique aqui e confira o programa completo do Sesi MT.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555